Comemorando 15 anos, CEPABS incentiva a doação de sangue em Valença e Barra do Piraí

0
127

“O que nos une é a solidariedade”. Essa foi a ideia principal que envolveu as celebrações pelos 15 anos do Centro de Ensino e Pesquisa em Atenção Básica à Saúde (CEPABS), uma das mantidas da Fundação Educacional Dom André Arcoverde (FAA). Dentro do tema escolhido, foram desenvolvidas ações relacionadas ao Junho Vermelho, campanha voltada à conscientização da importância do ato de doar sangue. Assim, nesta terça-feira, 18, foram realizadas atividades educativas em todas as Unidades de Saúde geridas pelo CEPABS em Valença e Barra do Piraí. Além disso, a FAA disponibilizou transporte em Valença para que pessoas interessadas em realizar esse ato solidário pudessem doar.

O CEPABS é o braço de atuação da FAA na Atenção Primária à Saúde (APS), criando uma forte integração entre Ensino, Serviço e Comunidade visando à qualidade da assistência em saúde da população. De acordo com o Presidente da FAA, José Rogério Moura de Almeida Neto, desempenha um importante papel para proporcionar um excelente serviço de saúde nesses dois municípios. “O nosso querido CEPABS é uma das mantidas da FAA, e é superimportante no aspecto estratégico para, junto com o Hospital Escola de Valença, termos um sistema de atendimento à saúde da população, integrando Atenção Primária, Secundária e Terciária, formando um complexo de atenção à saúde de nossa população”, explica José Rogério.

 

Doações em Barra Mansa e Vassouras

Em comemoração aos 15 anos do CEPABS, foram realizadas atividades educativas nas 36 Unidades Básicas sob gestão compartilhada entre FAA e os municípios parceiros. “Além disso, estamos promovendo a campanha ‘Junho Vermelho’ para incentivar a doação de sangue e conscientizar sobre sua importância. Aproximadamente 40 doadores, incluindo colaboradores, alunos do UniFAA e moradores de Valença e Barra do Piraí participaram de doações em Barra Mansa e Vassouras”, relata a Diretora do CEPABS, Ana Beatriz dos Reis Rodrigues, acrescentado que foram desenvolvidas atividades na Unidade Escola de Saúde da Família do bairro Cambota, em Valença, e que toda equipe do Projeto ProCuidar também estava engajada nas ações.

Atualmente, a FAA, por meio do CEPABS, mantém Contratos Organizativos de Ação Pública Ensino Saúde (COAPES) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) celebrados com os municípios de Valença e Barra do Piraí, promovendo e executando ações e serviços em saúde na APS dos dois municípios. Essas ações estão especialmente relacionadas à implementação da Estratégia de Saúde da Família. Também faz a gestão de um ambulatório interprofissional e um laboratório de atividades físicas pertencentes ao Programa de Cuidado Integral e Interprofissional à Saúde (ProCuidar) e gestão da Unidade Escola de Saúde da Família do Cambota.