Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara do Rio fará atendimentos mensais nas ruas

0
178

Pela primeira vez, a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, presidida pela vereadora Monica Benicio (PSOL), vai disponibilizar um serviço itinerante de atendimento à população de forma permanente e periódica. Todo mês, uma tenda será montada em um bairro da cidade, com a participação de várias instituições e equipes especializadas oferecendo atendimentos nas áreas jurídica, psicológica, de saúde, direitos humanos, combate à violência doméstica e de gênero, dentre outros.

A primeira atividade vai acontecer nesta quarta-feira, 21/06, das 10h às 14h, no Largo da Carioca, Centro do Rio. A data marca o Dia de Luta por uma Educação não Sexista e Sem Discriminação. “A ideia é dialogar com a população sobre a necessidade de uma educação igualitária que seja capaz de enfrentar a violência contra as mulheres. Nossa intenção é extrapolar os limites físicos do parlamento e desenvolver um trabalho pró-ativo nas ruas, voltado para mulheres cis e trans”, explicou Monica.

Diversas profissionais e instituições foram convidadas para orientar e prestar os atendimentos, como o Núcleo Especial de Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem) da Defensoria Pública do Estado do Rio, a Casa da Mulher Trabalhadora (Camtra), a Casa Almerinda Gama, Maria Augusta Fischer, psicóloga do Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM), Larissa Costard, professora do CAp-UERJ que tem um projeto educativo em gênero, e Marcella Mendonça, professora e dirigente do Sinpro-Rio. Haverá palestras de conscientização e educação feminista.

Os endereços e as datas das próximas atividades da comissão itinerante serão divulgados em breve.


SERVIÇO:
Comissão da Mulher nas Ruas
Quarta-feira 21/06
Das 10h às 14h
Largo da Carioca – Centro – Rio de Janeiro