Contribuintes do Rio receberão guia para pagamento de cotas atrasadas do IPTU

0
214

Os contribuintes da cidade do Rio com cotas pendentes do IPTU dos exercícios de 2022 e 2023 têm nova oportunidade de realizar o pagamento. A Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento enviará para os cariocas uma nova guia de pagamento do IPTU em formato de carta com uma única folha, com vencimento para 31 de julho de 2023. Além da opção da guia em formato físico, é possível emitir, a qualquer momento, as guias para pagamento do IPTU, à vista ou por cotas, pelo Portal Carioca Digital ou pelo App Carioca Digital.

A Fazenda alerta para a quitação do imposto até a data do vencimento. Dessa forma, o contribuinte evitará a incidência de acréscimos moratórios. Para saber se existem débitos relacionados ao seu imóvel, o contribuinte pode emitir uma Certidão de Situação Fiscal e Enfitêutica.

O município também faz um alerta para que contribuintes fiquem atentos a golpes na internet, como sites falsos e números de telefone que enviam mensagens solicitando dados pessoais para emissão de boletos falsos. A Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento não envia comunicações ou boletos de pagamento aos contribuintes via Whatsapp ou SMS. O canal de atendimento da Prefeitura para esclarecimento de dúvidas é a Central 1746, e o principal endereço para emissão da guia e das cotas do IPTU é o Carioca Digital.