Detran.RJ amplia serviços do programa Cidadania Sobre Rodas, voltado para pessoas com deficiência

0
89

A partir desta terça-feira (19/3), todos os procedimentos para a emissão da primeira habilitação do público PCD, realizados pelo programa Cidadania Sobre Rodas, estarão concentrados no Posto Detran-Acessível, na Av. Francisco Bicalho, no Centro do Rio. 

No local, poderão ser feitas desde a abertura do processo até a retirada do documento. Os candidatos PCDs também darão entrada na documentação necessária, fazer exames médicos, realizar aulas e provas teóricas e práticas e retirar a carteira de habilitação.

Para se inscrever no programa Cidadania Sobre Rodas, o candidato deve comparecer, no Dia D, ao Posto Detran-Acessível ou em 15 Ciretrans espalhadas pelo estado, munido de documentação necessária. A próxima edição do Dia D, a primeira deste ano, será no dia  5 de abril.

Nesta data, o público PCD terá atendimento prioritário em todas as unidades de identificação civil e habilitação do departamento. Já os serviços veiculares poderão ser realizados no Posto Detran-Acessível. Em 2024, serão quatro edições do Dia D.

O programa Cidadania Sobre Rodas é destinado a pessoas com deficiência que necessitam de carro adaptado. Desde a sua implantação, em 2008, mais de dois mil condutores PCDs foram habilitados de forma gratuita.

 


Exame para renovação de CNH em clínicas médicas


Desde o dia 29 de janeiro, pessoas com deficiência física estável podem fazer a perícia médica para renovação de suas carteiras de habilitação diretamente nas clínicas médicas credenciadas pelo Detran.RJ em todo o Estado do Rio. A medida tem o objetivo de oferecer mais conforto e comodidade ao público PCD na renovação da CNH. A perícia pode ser feita em uma das clínicas mais próximas à residência – como já ocorre com os exames médicos dos demais usuários, deixando de ser necessário submeter-se à junta médica pericial do Detran.RJ.