Sesc Mesa Brasil homenageia parceiros em evento no Vivo Rio

0
131

Em cerimônia no Vivo Rio, nesta segunda-feira (6/11), o Sesc RJ homenageou os parceiros do programa Mesa Brasil, dedicado a combater a fome e o desperdício de alimentos. Com presenças ilustres, como o sambista Diogo Nogueira e o presidente da agência da ONU para a Alimentação e a Agricultura (FAO) no Brasil, Rafael Zavala Gomez, o evento anual enalteceu voluntários e representantes de empresas e organizações fluminenses que contribuem com o programa. Eles receberam troféus pela participação no trabalho de arrecadar alimentos de quem pode doar e levá-los ao prato de quem mais precisa. 

Somente de janeiro a outubro deste ano, o programa registrou cerca de 1,4 mil toneladas de alimentos arrecadados junto a 138 parceiros. Os donativos foram revertidos a 526 entidades socioassistenciais, que complementaram mais de 8 milhões de refeições, beneficiando cerca de 106 mil pessoas em todas as regiões do estado. Criado em 2000, o Sesc Mesa Brasil RJ atua por meio da coleta de alimentos excedentes ou fora dos padrões de comercialização, mas ainda próprios para o consumo, doados por empresas parceiras, que são distribuídos para organizações sociais de atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade. 

Em seu discurso, o presidente do Sistema Fecomércio RJ e Sesc RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, traçou um panorama da insegurança alimentar no Brasil para destacar a importância do engajamento de todos os envolvidos no programa:     

“A luta contra a fome transcende fronteiras e, infelizmente, continua sendo um desafio global. No Brasil, nos deparamos com números alarmantes. Segundo um recente relatório da ONU, mais de 21 milhões de pessoas no nosso país não têm o que comer diariamente e mais de 70 milhões vivem em insegurança alimentar. Esses números são dolorosos, mas, ao mesmo tempo, desafiadores. Transformar essa realidade é o objetivo que nos une e nos motiva”, disse Queiroz Junior. 

Rafael Zavala chancelou o discurso do presidente da Fecomércio e Sesc RJ, conclamando os parceiros a trabalharem para atacar os inúmeros fatores que levam à insegurança alimentar: 

“A dedicação e o esforço de vocês são fundamentais para a realização da missão que nos une aqui hoje: acabar com a fome e o desperdício de alimentos. A fome é um problema global, que afeta quase 800 milhões de pessoas em todo o mundo. Suas causas são complexas, indo muito além da falta de acesso aos alimentos. A fome é uma consequência da pobreza, do desemprego, da exclusão socioeconômica, do aumento do preço dos alimentos, das mudanças climáticas, entre outros fatores”, enumerou o presidente da FAO.

 

Trabalho educativo é diferencial do programa

Além do trabalho de arrecadar e distribuir alimentos, o programa tem uma dimensão educativa, que consiste em seu diferencial. A ideia é potencializar a atuação do programa por meio da formação de agentes multiplicadores. Dessa forma, em paralelo à coleta e entrega de alimentos, o Sesc Mesa Brasil promove a capacitação de instituições sociais, com orientações sobre aproveitamento integral dos alimentos, o armazenamento adequado dos produtos, técnicas de preparo e receitas criativas, entre outras questões relativas educação alimentar e nutricional, valorizando assim, conceitos de cidadania, sustentabilidade e segurança alimentar.

Mais informações podem ser obtidas em www.sescrio.org.br/mesa-brasil