EHospital Souza Aguiar promove campanha de doação de sangue – Rio de Janeiro

0
178

O Hospital Municipal Souza Aguiar, no Centro, realiza nesta sexta-feira (01/09), uma campanha de doação de sangue, das 8h às 14h, no auditório Ivo Pitanguy. A ação tem como foco aumentar a captação de bolsas de sangue do Hemorio, que fornece hemoderivados para mais de 200 hospitais da rede pública, principalmente em emergências.

Doar sangue é seguro e salva vidas: uma única doação pode beneficiar até quatro pessoas adultas ou oito crianças. Após 24h da doação, o organismo do doador começa a recompor algumas substâncias que foram retiradas, de forma que a coleta de sangue seguinte pode ser feita após oito semanas para homens e 12 para mulheres, pois o sangue já estará com os componentes reconstituídos.

Para ser um doador de sangue é necessário apresentar documento oficial de identidade com foto; ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 devem apresentar autorização do responsável); e pesar mais de 50 kg. O voluntário não precisa estar de jejum e, 30 dias depois, pode pegar o resultado dos exames laboratoriais feitos com uma pequena amostra sanguínea retirada da doação.

Pessoas que fizeram tatuagem ou colocaram piercings devem aguardar um ano para a doação, em geral. Quem teve covid-19 recentemente precisa aguardar dez dias após a recuperação. Para mais informações, acesse as redes sociais do Hemorio.

 

Serviço:

Doação de sangue no Hospital Municipal Souza Aguiar

Data: sexta-feira, 1º de setembro

Hora: das 8h às 14h

Local: Hospital Municipal Souza Aguiar – Auditório Ivo Pitanguy

Endereço: Praça da República, 111 – Centro – Rio de Janeiro