Expectativa futura dos empresários do comércio aumenta pelo segundo mês consecutivo

0
79

A expectativa dos empresários do comércio em relação à situação futura subiu pela segunda vez consecutiva em março, na comparação com janeiro e fevereiro. De acordo com sondagem do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ), feita entre os dias 27 e 29 de fevereiro, com 573 entrevistados da região metropolitana do Rio, o índice ficou em 124,3 pontos, contra 122 de fevereiro e 121,9 de janeiro. 

O destaque do indicador de situação futura ficou para a demanda, que aumentou de 125,5 em fevereiro para 130,5 pontos agora em março. A situação dos negócios também apresentou elevação de fevereiro (134,3) para março (136,2). 

O índice geral, segundo a pesquisa do IFec RJ, com empresários do comércio, também subiu de fevereiro para março, de 113,5 para 114,2 pontos. 

 

Sobre a Fecomércio RJ

Reúne 59 sindicatos patronais, líderes empresariais, especialistas e consultores com o objetivo de fomentar o desenvolvimento dos negócios no setor do comércio de bens, serviços e turismo no estado do Rio de Janeiro. Desenvolve soluções, pesquisas e disponibiliza conteúdo sobre questões que impactam a vida do empreendedor e colaboram nas decisões dos gestores públicos. Representa mais de 330 mil estabelecimentos, que respondem por 2/3 da atividade econômica do estado e 68% dos estabelecimentos, gerando mais de 1,6 milhão de empregos formais, que equivalem a 60% dos postos de trabalho no estado. Através do Serviço Social do Comércio (Sesc RJ) atua em assistência social, cultura, educação, lazer e saúde aos comerciários e população carente, enquanto o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac RJ) promove educação profissional voltada para o setor. 

A Fecomércio RJ e o Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ) são signatários do Pacto Global da ONU. Ao terem suas adesões oficializadas pelo organismo internacional, as duas Casas se comprometem com os dez princípios universais derivados da Declaração Universal dos Direitos Humanos, da Declaração da Organização Internacional do Trabalho sobre Princípios e Direitos Fundamentais do Trabalho, da Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, e da Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção, se alinhando aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que integram a Agenda 2030.