Governo do Rio reforça segurança e serviços para o Réveillon 2023

0
369

Para proporcionar segurança e comodidade a fluminenses e turistas durante as festividades do Réveillon 2023, o Governo do Estado do Rio de Janeiro vai promover uma força-tarefa com esquema especial de serviços. Haverá reforço nas estruturas da segurança pública, com efetivo de 22 mil policiais militares, 3 mil policiais civis e cerca de 500 bombeiros extras, e dos transportes públicos, além da tradicional campanha de doação de sangue realizada pelo Hemorio neste período.

Polícia Militar

A Secretaria de Estado de PMilitar do Rio de Janeiro mobilizará um efetivo com mais de 22 mil policiais. Na capital, o comando da corporação elaborou um planejamento especial para atuar em Copacabana, que deverá receber um público de cerca de 2 milhões de pessoas para assistir ao espetáculo dos fogos e shows na orla. Serão montados 16 postos de revista com a utilização de detectores de metais e utilização de canhões de luz nas 30 torres de observação e cinco tendas de atendimento em pontos estratégicos da praia.

As atenções da Polícia Militar também estarão voltadas para outras regiões da capital, onde haverá grandes eventos públicos com queima de fogos: Aterro do Flamengo, Penha, Ilha do Governador, Piscinão de Ramos, Parque Madureira, Sepetiba e Pedra de Guaratiba, além de mobilização especial nas cidades de Niterói, Região dos Lagos, Costa Verde, Norte e Noroeste Fluminense e Região Serrana.

Polícia Civil

A Secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepol) informa que cerca de 3 mil agentes estarão trabalhando durante o Réveillon em todo o Estado do Rio de Janeiro. De acordo com o planejamento operacional, esses policiais vão reforçar as equipes das centrais de flagrante, além de fornecer apoio operacional e de realizar atividades fiscalizatórias.

Lei Seca

A Lei Seca vai intensificar as ações de educação e fiscalização nos pontos de grande concentração de pessoas, como praias e centros gastronômicos, bem como nas estradas com maior número de deslocamento de veículos. Só a fiscalização irá usar um efetivo com 150 homens, inclusive com a vistoria volante das motopatrulhas, e com o horário estendido até o início da manhã.

Segurança Presente

Já o Programa Segurança Presente contará com um reforço das bases localizadas nas Zonas Sul e Oeste e em áreas turísticas para auxiliar no policiamento durante o dia na Orla do Rio. O patrulhamento em outras localidades da capital e em todo o estado segue normalmente.

Corpo de Bombeiros

Este ano, pela primeira vez, o Corpo de Bombeiros do Rio vai contar com quatro helicópteros, dois aeromédicos e dois de resgate, operando durante a noite de Réveillon em todo o Estado. Um deles, destacado exclusivamente para patrulhar a orla de Copacabana.

Além disso, equipes extras de combate a incêndio, socorro marítimo, salvamento e atendimento pré-hospitalar estarão estrategicamente posicionadas nas principais áreas de concentração de público do território fluminense.

A corporação vai empregar mais de 50 viaturas, drones, veículos de salvamento e combate a incêndio, ambulâncias, motocicletas, quadriciclos, pickups, lanchas, motos aquáticas e botes na Operação Réveillon.

Transportes

O MetrôRio montou uma operação especial de Réveillon que começa às 19h do dia 31/12 e vai até as 5h de 1º de janeiro. Nesse período, o passageiro só utilizará o sistema com o cartão especial. As últimas partidas do Metrô da Superfície das estações Botafogo, Antero de Quental e Gávea serão às 18h, do dia 31/12. As integrações tarifárias (ônibus, BRT e vans) com o metrô serão encerradas às 19h do mesmo dia. No dia 01/01, o serviço vai operar em esquema de feriado (7h às 23h).

A CCR Barcas vai operar com a grade especial no dia 31 de dezembro, na linha Arariboia. As travessias acontecerão a cada 60 minutos, das 5h30 às 23h30 no sentido Niterói-Rio, e das 6h às 23h no trajeto Rio-Niterói. Não haverá operação nas linhas Charitas e Cocotá. A operação das linhas Paquetá e da Divisão Sul seguirá a grade regular de sábado.

A SuperVia também trabalhará em regime diferenciado. No último dia do ano (31/12), os trens vão circular com a grade horária regular de sábados. Já durante o dia 1º de janeiro de 2023, a grade será a adotada em domingos e feriados. Em complemento à programação do dia 1º de janeiro de 2023, a concessionária oferecerá viagens extras, durante a madrugada, com destino à Baixada Fluminense, Zona Norte e Zona Oeste.

Hemorio

Como todos os anos, o Hemorio faz campanha para incentivar doadores de sangue na reta final de 2022. O órgão vai funcionar todos os dias, em horário normal, das 7h às 18h, com exceção do dia 1º de janeiro, em que não haverá atendimento. Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais. Devem portar ainda um documento de identidade do responsável. Para mais detalhes ou informações, o doador pode consultar as redes sociais do Hemorio (@hemorio) ou ligar para o Disque Sangue de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 7h às 17h, pelo número 0800 282 0708.