Hospital Souza Aguiar realiza campanha de doação de sangue

0
183

O Hospital Municipal Souza Aguiar, no Centro, promove, nesta terça-feira (25/4), das 10h às 16h, campanha de doação de sangue no auditório da unidade. O objetivo da ação é reforçar o estoque do Hemorio, que fornece hemoderivados para mais de 200 hospitais da rede pública do Rio de Janeiro, principalmente para emergências.

Doar sangue é seguro e salva vidas: a cada bolsa coletada, quatro pessoas são beneficiadas. Em 24h após a doação, o organismo do doador começa a recompor algumas substâncias que foram retiradas, de forma que a coleta de sangue seguinte pode ser feita após oito semanas para homens, e doze para mulheres, pois o sangue já estará com os componentes reconstituídos.

Para ser um doador de sangue é necessário apresentar documento oficial de identidade com foto; ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 devem estar com autorização do responsável); e pesar mais de 50 kg. O voluntário não precisa estar de jejum e, trinta dias depois, pode pegar o resultado dos exames laboratoriais feitos com uma pequena amostra sanguínea retirada da doação.

Pessoas que fizeram tatuagem ou colocaram piercings devem aguardar seis meses para fazer a doação, em geral. Quem teve covid-19 recentemente precisa aguardar dez dias após a recuperação. Para mais informações acesse as redes sociais do Hemorio.

SERVIÇO:
Doação de sangue no Hospital Municipal Souza Aguiar
Data: terça-feira, 25 de abril
Hora: das 10h às 16h
Local: Auditório Ivo Pitanguy – 2º andar do Hospital Municipal Souza Aguiar
Endereço: Praça da República, 111 – Centro –  Rio de Janeiro