Instituto Yduqs oferece, em agosto, Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos para o segundo semestre de 2023

0
188

O Instituto Yduqs – responsável por ações sociais em diversas unidades de ensino superior – está com as inscrições abertas para o Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos. A inscrição para o segundo semestre está disponível até o dia 31 de julho em um dos campi participantes ou pelo site https://institutoyduqs.com.br/alfabetizacao. Vale ressaltar que todas as aulas e os materiais didáticos são totalmente gratuitos. Confira a lista abaixo das 14 unidades da Estácio, instituição de ensino superior parceira do programa, em que a iniciativa será ofertada, contemplando as Regiões Sudeste (RJ e São Paulo); Nordeste (Natal e Salvador), Norte (Manaus) e Centro-Oeste (Distrito Federal/Brasília). 

Autonomia para utilizar o transporte público, ir ao banco, ler uma receita gastronômica, entender uma prescrição médica ou apenas desfrutar dos diversos recursos tecnológicos disponíveis hoje na palma da mão, como saber se comunicar nas redes sociais e no whatsapp são exemplos que não fazem parte do cotidiano de uma parcela significativa da população. Segundo Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgada agora em junho 2022, o Brasil registra 9,6 milhões de analfabetos entre a população de 15 anos ou mais. De acordo com o estudo, 5,6 dos indivíduos brasileiros não sabem ler ou escrever. Portanto, diminuir esta estatística é um grande desafio para o Instituto Yduqs.  

“Nossa iniciativa está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de número 4, da Organização das Nações Unidas (ONU), cujo objetivo busca ajudar o indivíduo a exercer a sua cidadania. O Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos promovido pelo Instituto Yduqs, em parceria com a Estácio, tem como missão combater o analfabetismo e erradicá-lo nas comunidades do entorno das instituições de ensino do grupo. Mais de 850 pessoas já passaram pelo programa e a cada edição implementamos a ação em novas unidades de ensino. Transformar vidas, é isso que a gente faz por aqui”, comenta Cláudia Romano, presidente do Instituto Yduqs e vice-presidente de Relações Governamentais, Comunicação e Sustentabilidade da Estácio.    

Com uma metodologia própria para a alfabetização de jovens e adultos em 100 horas, o programa possui duração de quatro meses. Os estudantes matriculados terão aulas com alunos dos cursos superiores de Licenciaturas da Estácio – como Pedagogia, Letras, História, Geografia e Matemática – com a participação do corpo docente da instituição. As aulas acontecem duas vezes por semana, com três horas de duração. A proposta é que ao final do curso os alunos sejam capazes de ler e escrever pequenos textos, com compreensão, além de resolver problemas matemáticos simples, utilizar de forma crítica informações veiculadas nas diferentes mídias e comunicar-se por intermédio de mensagens de texto em aplicativo de dispositivo móvel. Você conhece alguém que gostaria de aprender a ler e escrever? Compartilhe essa iniciativa. 

Confira a lista dos campi da Estácio cujo Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos será ofertado:     

Inscrições e informações por meio do site: https://institutoyduqs.com.br/alfabetizacao    

*As aulas acontecerão a partir da segunda quinzena de agosto de 2023   


Rio de Janeiro   

Estácio Via Brasil (Zona Norte do Rio) – Rua Itapera, 500 – Irajá.  

Estácio Ilha do Governador (Zona Norte do Rio) – Estrada do Galeão, 6.774 – Shopping Aldeya Bay Mall    

Estácio Nova América (Zona Norte do Rio) – Av. Pastor Martin Luther King Jr., 126, Shopping Nova América Outlet – Del Castilho.   

Estácio R9 (Taquara/Zona Oeste) – Rua André Rocha, 838.   

Estácio Nova Iguaçu (Baixada Fluminense) – Rua Oscar Soares (antiga Plínio Casado), 1.466 – Centro de Nova Iguaçu.   

Estácio Queimados (Baixada Fluminense) – Rua Doutor Eloy Teixeira, 165,2º Andar – Centro.   

Estácio São Gonçalo (Alcântara/Região Metropolitana) – Rua Manoel João Gonçalves 410 – Alcântara.  

Estácio Duque de Caxias (Baixada Fluminense) – Rua Major Correia de Melo, 86.   

Estácio Teresópolis (Região Serrana) – Rua Nilza Chiapeta Fadigas, nº 488, Várzea.