Secretaria Municipal de Cidadania realiza o Mês Refúgio em Foco

0
187

Em 20 de junho o mundo celebra o Dia Mundial do Refugiado. Nesse foco, a secretaria municipal de Cidadania, programou uma série de atividades. A programação abrange o segmento da inclusão produtiva – empreendedorismo social, com atividades de formação/capacitação, inserção no comércio eletrônico e produção de materiais de apoio de comunicação para esta população. Além da realização da feira multicultural Refúgio em Fogo, que já está inserida no calendário da cidade.

O Centro de Referência e Atendimento ao Imigrante ( CRAI- Rio), em parceria com o SEBRAE RJ inicia em 13 de junho o Curso de Capacitação e Formação Empreendedora com atividades presenciais e aulas online. Haverá palestra/oficina de manipulação de alimentos ministrada pelo IVISA (Instituto Municipal de Vigilância Sanitária) e oficina /palestra de artesanato e design.

Em 15 de junho, também no CRAI-RIO, acontece o encontro com a ACNUR, o Comitê da ONU para Refugiados, para apresentação de uma plataforma online para empreendedores imigrantes e refugiados. Haverá roda de conversa sobre temas de empreendedorismo como, marketing digital, formalização, finanças e microcrédito.

As aulas online do curso, serão realizadas entre 20 de junho e 18 de julho.

No Dia do Refugiado, 20 de junho, a programação, organizada pela secretaria de Cidadania, vai ter como foco a Educação e a Cultura. No Itanhangá, na Aldeias Infantis, acontece o Fórum Educação de Migrantes – Diversidade, Acolhimento e Integração. A iniciativa da Aldeias Infantis, conta com a parceria da SECID e a participação da Defensoria Pública, Secretaria Municipal de Educação – SME – 07a CRE e Diretores Escolas Municipais da região Itanhangá. E no CRAI Rio, na Central do Brasil, haverá também, a partir das 14:00h, o Sarau Refúgio em Foco, com apresentações artísticas e rodas de conversas.

Em 28 de junho acontece a já tradicional Feira Multicultural Refúgio em Foco de Imigrantes Empreendedores Sociais, com o melhor da arte, artesanato, moda e gastronomia de América Latina e África. O evento será realizado no pátio do Centro Administrativo São Sebastião, sede da Prefeitura do Rio, na Cidade Nova.

Para fechar o Mês do Refugiado, em 30 de junho acontecerá a Celebração Independência do Congo, no Quiosque Moïse, localizado no Parque Madureira. Um evento temático com apresentações artísticas e roda de conversa.

O secretário municipal de Cidadania, Renato Moura, ressalta a importância da celebração da data. “Mais do que uma festa, é importante que essa celebração tenha ações que fomentem a inclusão, o empreendedorismo, a valorização cultural desta população que precisa muito mais que um acolhimento momentâneo. Iniciativas de capacitação profissional ampliam as perspectivas de inclusão social e de geração de renda”, afirma o secretário.
O Dia Mundial do Refugiado surgiu em 2000 para marcar o aniversário da Convenção de Genebra de 1951, evento que atualizou o conceito de refugiado. Atualmente comemora-se essa data como forma de lembrar a todos da existência dos milhões de pessoas ao redor do mundo que foram obrigadas a abandonar suas casas e seus países.


Confira a programação completa do Mês Refúgio em Foco:


13/06 – CapacitaAção Empreendedora – Refúgio em Foco – SEBRAE-RJ – CRAI Rio

Trilha/Curso de capacitação e formação empreendedora do – Apresentação do curso, metodologia e temas de formação.

Horário: 13:30h/14:30h

Endereço: Rua Bento Ribeiro, 86 – Gamboa

Aulas Online nos dias 20/06, 27/06, 04/07, 11/07 e 18/07 ,18:00h às 20:00h


13/06 – CapacitaAção Empreendedora – Refúgio em Foco – Vigilância Sanitária – CRAI Rio –

O Instituto Municipal de Vigilância Sanitária, – IVISA-Rio – vai promover oficina/palestra: Treinamento Noções básicas de higiene na manipulação de alimentos.


Horário: 14:30h/16:30h

Endereço: Rua Bento Ribeiro, 86 – Gamboa


13/06 – 3af – CapacitaAção Empreendedora – Refúgio em Foco – Artesanato + Design/SEBRAE – CRAI Rio –

Oficina/palestra – A importância do Design no Artesanato do SEBRAE RJ.


Horário: 14:30h/16:30h

Endereço: Rua Bento Ribeiro, 86 – Gamboa

 

15/06 – CapacitaAção Empreendedora – Refúgio em Foco – 1º Encontro Presencial de Refugiados Empreendedores no Rio de Janeiro – CRAI Rio.

Encontro com a ACNUR para apresentação da plataforma online refugiados empreendedores. Palestra/roda de conversa sobre temas de empreendedorismo como, marketing digital, formalização, finanças e microcrédito.

Horário: 14h/17:30h

Endereço: Rua Bento Ribeiro, 86 – Gamboa


20/06 – Encontro Educação de Migrantes – Diversidade, Acolhimento e Integração – Aldeias Infantis

Forum Aldeias Infantis, Defensoria Pública, SECID, Secretaria Municipal de Educação – SME – 07a CRE e Diretores Escolas Municipais da região Itanhangá.


Horário: 09:00h/12:00h

Endereço: Rua Jardim do Seridó, 200 – Itanhangá


20/06 – Sarau Refúgio em Foco – CRAI Rio

Apresentação de artistas residentes no CRAI Rio e Rodas de Conversas/Showcases

Horário: 14:00h/18:00h

Endereço: Rua Bento Ribeiro, 86 – Gamboa


21/06 Mutirão de Comunicação – SECID e Viva Rio – CRAI Rio

Produção de materiais para os empreendedores para o desenvolvimento de peças de comunicação – depoimento/entrevista, foto, vídeo e perfil na rede social.

Horário: 09:00h/17:00h

Endereço: Rua Bento Ribeiro, 86 – Gamboa


28/06 – 4af – 09h/17h – Feira MultiCultural Refúgio em Foco – CASS – Cidade Nova

Feira de Imigrantes Empreendedores Sociais com o melhor da arte, artesanato, moda e gastronomia de América Latina e África.

Horário: 09:00h/17:00h

Endereço: Rua Afonso Cavalcanti, 455, Cidade Nova

 

30/06 – Celebração Independência do Congo – Quiosque Moïse – Parque Madureira

Evento temático com apresentações artísticas, roda de conversa


Horário: 16:00h/21:00h

Endereço: Parque Madureira

 

Fotos: Marcos de Paula/Prefeitura do Rio