Pinheiral – Campanha “Operação Chuvas de Verão”

0
72

Pensando na conscientização quanto ao descarte de lixos e aos acidentes gerados por essa ação, principalmente durante o atual período de fortes chuvas de verão, que acontece de dezembro a março, a Prefeitura Municipal de Pinheiral, por meio da secretaria municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural e da secretaria municipal de Obras e Serviços Públicos, deu início a campanha “Operação Chuvas de Verão”, que busca a conscientização e colaboração da população no que diz respeito ao descarte incorreto de resíduos, desmatamento, corte irregular de terras e demais ações que ocasionam em graves problemas para toda a cidade.

A ação que será desempenhada por meio das redes sociais se dá devido a percepção da enorme quantidade de lixo que vem sendo descartado nas ruas de maneira irregular, como em dias não marcados de coleta realizada pelo caminhão do lixo e do descarte de entulho em quantidades exorbitantes sem que a Prefeitura seja notificada. O lixo, quando descartado incorretamente, acarreta em diversos problemas ambientais, de infraestrutura e saúde pública, visto que atrai animais perigosos como ratos e baratas e que entope bueiros e canais de escoamento de água, gerando enchentes que deixam muitas pessoas desabrigadas. Além dos serviço de limpeza, retirada de entulho e roçada, todos os dias as equipes estão nas ruas junto a Defesa Civil em um trabalho integrado para fazer a desobstrução das estradas após as chuvas.

“Com a grande demanda de solicitações de serviços que recebemos diariamente, somados às fortes chuvas de verão, se torna muito difícil que nossas equipes consigam manter um ritmo de trabalho que dê conta de atender a todos, visto que é preciso interromper a limpeza e tirar os trabalhadores das ruas durante a chuva. Por isso, solicitamos encarecidamente a população que não descarte entulhos nas ruas antes de entrar em contato com a secretaria para solicitar e agendar a retirada. Precisamos que os moradores respeitem as datas e horários estabelecidos para coleta de lixo realizada pelo caminhão de lixo, uma ação simples que já evita muitos problemas como transtornos com animais que acabam abrindo e espalhando os resíduos. É necessário que tenham mais consciência, também, quanto ao descarte inapropriado de entulhos que acabam sendo arrastados pelas chuvas e se espalhando para outros pontos da cidade”, atestou o secretário da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, Jailson Rodrigues.

Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos através do número (24) 3356-4558 ou (24) 3356-3145. Em caso de emergências, entrar em contato com a Defesa Civil através do telefone (24) 99968-3826 ou 199.