Posicionamento Fecomércio RJ – Setor que mais emprega no Brasil está ameaçado com a reforma tributária 

0
191

A Fecomércio RJ defende uma reforma tributária que não comprometa a competitividade das empresas brasileiras e observe princípios imprescindíveis ao desenvolvimento econômico e social. A substituição do atual sistema irá afetar diretamente o setor de Serviços, o principal da economia brasileira, que é responsável por 70% do Produto Interno Bruto (PIB). 

Se for adiante, o aumento da alíquota para 25% ameaçará o setor que mais emprega no país. Estima-se que haverá um aumento de até 260% na carga tributária, fazendo com que os serviços fiquem mais caros ou diminuam a capacidade de gerar emprego, provocando uma perda de 3,8 milhões de postos de trabalho no comércio de bens, serviços e turismo no Brasil.

Estabelecer alíquotas diferenciadas para atividades como saúde, educação e transporte público não será suficiente para diminuir o impacto no setor de serviços. Por isso, a Fecomércio RJ defende que esse tratamento deve ser estendido para os demais segmentos da área. 

O substitutivo da PEC 45, apresentado na Câmara dos Deputados, atende em parte as demandas. Porém, o setor de serviços tem suas peculiaridades devido aos poucos insumos e muita mão de obra. As despesas com produtos não vão gerar créditos para os empresários e serão muito maiores do que as atuais, gerando dívida para os seus negócios e consequentemente impacto na empregabilidade. 

A Fecomércio RJ entende que nova legislação irá penalizar os empresários e prejudicará o ambiente de negócios. A federação reúne 59 sindicatos patronais, líderes empresariais e consultores. A Fecomércio RJ representa mais de 330 mil estabelecimentos, que respondem por 2/3 das atividades econômicas do estado do Rio e 68% dos estabelecimentos, gerando mais de 1,6 milhão de empregos formais, o equivalente a 60% dos postos de trabalho. 

 

Sobre a Fecomércio RJ

Reúne 59 sindicatos patronais, líderes empresariais, especialistas e consultores com o objetivo de fomentar o desenvolvimento dos negócios no setor do comércio de bens, serviços e turismo no estado do Rio de Janeiro. Desenvolve soluções, pesquisas e disponibiliza conteúdo sobre questões que impactam a vida do empreendedor e colaboram nas decisões dos gestores públicos. Representa mais de 330 mil estabelecimentos, que respondem por 2/3 da atividade econômica do estado e 68% dos estabelecimentos, gerando mais de 1,6 milhão de empregos formais, que equivalem a 60% dos postos de trabalho no estado. Através do Serviço Social do Comércio (Sesc RJ) atua em assistência social, cultura, educação, lazer e saúde aos comerciários e população carente, enquanto o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac RJ) promove educação profissional voltada para o setor.