Regulamentação do mercado livre promoverá mudanças no mercado de gás natural no Rio de Janeiro, aposta Firjan

0
118

Desde o dia 1º de fevereiro, o gás natural e de gás natural veicular (GNV) tiveram suas tarifas reduzidas no estado do Rio de Janeiro. De acordo com a Naturgy, para o segmento industrial houve um corte de 1,08% para os clientes da CEG, na Região Metropolitana do Rio, e de 3,52% para a área da CEG Rio, no interior fluminense. 

As tarifas residenciais reduziram 1,43% e 1,7%, respectivamente, na Região Metropolitana e no interior do estado. Já no setor comercial, as quedas são de 1,49% na CEG e de 1,97% na CEG Rio. O reajuste para baixo é o primeiro a partir do novo contrato da Naturgy firmado com a Petrobras recentemente, encerrando um litígio de 2 anos entre as partes. 

A Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) destaca que já está em pauta, na Agenersa, o detalhamento da regulamentação do mercado livre e, como um dos pontos principais, o modelo de Contrato de Uso do Sistema de Distribuição e a metodologia tarifária para os consumidores, que contratarem o gás direto com fornecedores ou comercializadores. Para a federação, a regulamentação do mercado livre promoverá profundas mudanças no mercado de gás natural no estado do Rio. 

A Firjan cita ainda a importância das empresas colaborarem com a Consulta Pública da ANP número 17 de 2023. Ela trata da tarifa de Transporte da NTS, transportadora de gás que atende ao estado do Rio. A consulta propõe reduções entre 3% e 8% nos pontos de entrada do Rio e São Paulo, e de 3% nos pontos de saída do Rio. E também propõe aumento de 4% e 8% nos pontos de saída de Minas Gerais e São Paulo, respectivamente. 

Em 30 de janeiro, a federação lançou o estudo “Perspectivas do Gás no Rio 2023” destacando que, além do recorde na produção nacional no ano passado, frente ao ano anterior, o estado no Rio de Janeiro reforça a sua liderança na produção de gás natural, atingindo a marca recorde de 72% de toda a produção bruta do país e, também, recorde com 51% da produção disponível. 

“O gás natural é muito rico no estado do Rio e pode ser mais valoroso ainda para a sociedade fluminense e para o país. Mas, o preço ainda continua caro para a indústria. É necessário baixar o preço para valorizar ao máximo os recursos do produto, pois é o energético de baixa emissão de carbono e perfeito para esse momento da transição energética, até que os demais energéticos se viabilizem, como o hidrogênio verde e as eólicas offshore”, afirmou o vice-presidente da Firjan, Luiz Césio Caetano, no evento de lançamento.

 

Redução no GNV 

A Naturgy informou também que desde o dia 1º de fevereiro as tarifas de gás natural veicular (GNV) reduziram em 4,86% para os postos de combustíveis para os clientes da CEG, na Região Metropolitana do Rio, e uma queda de 3,6% na área de concessão da CEG Rio, no interior fluminense. Essa redução impulsionará a retomada das oficinas de instalação de cilindros de gás veicular, promovendo empregos e estimulando a economia.

 

Calculadora da Tarifa de Distribuição de Gás Natural 

No site de Petróleo e Gás da Firjan, o interessado pelo tema pode navegar pelo Painel Interativo com dados dinâmicos atualizados sobre o gás natural no estado e no país, além de acessar a Calculadora da Tarifa de Distribuição de Gás Natural em todo o país, comparando as tarifas por estado. Basta clicar em:
https://www.firjan.com.br/firjan/empresas/competitividade-empresarial/petroleoegas/index.htm