Rio de Janeiro – Hospital Lourenço Jorge promove campanha de doação de sangue com a meta de coletar 100 bolsas

0
982
Para marcar o Dia Mundial do Doador de Sangue, Ministério da Saúde lança campanha de doação de sangue, no Hemocentro de Brasília

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai retomar a campanha de doação de sangue no Hospital Municipal Lourenço Jorge. A ação será realizada na própria unidade, na Barra da Tijuca, Zona Oeste, dia 14 de outubro, das 10h às 15h. O Lourenço Jorge, que já recebeu o prêmio Hemorio, ano passado, como a Unidade Destaque em relação ao número de bolsas coletadas, está com os estoques baixos e há risco de desabastecimento, já que, por conta do novo coronavírus, não foi possível realizar a ação até agora.

A campanha de doação de sangue no Lourenço Jorge acontece três vezes ao ano e, em média, consegue 300 bolsas. Este ano, no entanto, a campanha prevista para maio precisou ser adiada como medida preventiva de combate à Covid-19. A meta da próxima ação é atingir pelo menos 100 bolsas. Todos os cuidados referentes ao combate ao coronavírus foram adotados.

Esta é a 21ª edição da campanha, que conta com a parceria do Hemorio. O objetivo de incentivar a doação é preencher o banco de sangue na rede de saúde pública. Importante destacar que cada doador pode salvar até quatro pessoas.

Isto porque cada bolsa coletada, gera quatro hemocomponentes. Com as 100 bolsas arrecadadas, até 360 pacientes podem ser beneficiados.

É importante destacar que doar sangue é seguro. Em 24h o organismo do doador começa a recompor algumas das substâncias que foram retiradas, e dentro de 8 semanas, para homens, e 12 para as mulheres, o sangue já está igual ao período anterior a doação.

Para doar sangue é necessário ter entre 16 e 69 anos – menores de 18 anos devem estar com a autorização, ter mais de 50 kg. Pessoas que fizeram tatuagem ou colocaram piercings e mulheres em fase de amamentação deverão aguardar um ano para poder doar sangue. Já quem tem alguma doença transmissível não poderá participar. Para mais informações acesse: http://www.hemorio.rj.gov.br/Html/Doacao_doe.htm

SERVIÇO:
AÇÃO: Doação de Sangue no Hospital Municipal Lourenço Jorge
DATA: 14/10
HORA: 10h ÀS 15h