Rio de Janeiro – Prefeitura acompanha inventário da Linha Amarela e inicia transição para assumir operação da via

0
547

Neste domingo, 21 de fevereiro, diversos secretários e presidentes de órgãos da Prefeitura do Rio estiveram na base operacional da Linha Amarela para acompanhar o trabalho de inventário dos bens e dar início ao processo de transferência de operação da via.

A transição iniciada neste domingo garante a continuidade dos serviços e a segurança do usuário, e deverá ser concluída até o dia 27 de fevereiro, prazo determinado pela Justiça para que o município encampasse a via de forma plena.

– Hoje, por determinação do prefeito Eduardo Paes, e cumprindo uma decisão judicial, começamos a transição para a operação da via. Um dos passos dessa transição é o inventário desse patrimônio, ou seja, tudo o que vai ser transferido para a Prefeitura do Rio. O nosso objetivo é que esta transferência aconteça da maneira mais harmoniosa possível, garantindo a operação da Linha Amarela, e, principalmente a segurança dos usuários – afirmou o secretário de Governo e Integridade Pública, Marcelo Calero.

Estiveram presentes na base operacional da Linha Amarela os secretários de: Transportes, Maína Celidonio; Conservação, Anna Laura Secco; Ordem Pública, Brenno Carnevale; além do Procurador-Geral do Município, Daniel Bucar. Também compareceram ao local os presidentes da Comlurb; CET-Rio; IplanRio e o chefe do Centro de Operações Rio (COR).

Parte das operações já passou integralmente para os órgãos públicos. A partir deste domingo, por exemplo, a CET-Rio passou a ser responsável por todo o serviço de resgate mecânico (em caso de pane em veículos na via), assim como a Conservação, que passou a ser responsável pelo serviço de tapa buraco. A Guarda Municipal atua com 36 profissionais para assegurar a segurança física das instalações, a segurança das vias e a fluidez e as operações no trânsito. O Corpo de Bombeiros, por sua vez, pelo resgate de vítimas em caso de acidentes.

A Linha Amarela continuará sem a cobrança de pedágio ao usuário até que seja feita uma nova licitação por parte da Prefeitura.

– O prefeito Eduardo Paes deixou muito claro que ele quer que seja cobrado um preço justo pelo pedágio da Linha Amarela. Portanto, haverá o encaminhamento de uma nova licitação. Mas, até a conclusão da licitação, a operação da via fica a cargo da Prefeitura do Rio – concluiu o secretário Calero.