Projeto Sarau em Casa Com Vida recebe duo Beraderos e Alexandre Ito Primo nesta terça (23/02)

0
760

A Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e a Secretaria Municipal de Cultura, através da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, apresentam o Sarau em Casa Com Vida, projeto de shows online que promove nesta terça, 23 de fevereiro, às 21h, o encontro de diferentes brasis e gerações pela música com o contrabaixista Alexandre Ito Primo e o duo Beraderos. Realizada pela Casa com a Música em parceria com o Sindicato Nacional dos Compositores Musicais, a iniciativa tem o propósito de abrir espaço para a diversidade e a riqueza das manifestações artísticas e é uma extensão virtual do evento Sarau ComVida, paralisado por causa da pandemia de Covid-19. A apresentação é de Robertinha Villas e Ricardo Moreno.

Natural de Guarulhos (SP), Alexandre Ito Primo iniciou seus estudos musicais aos 13 anos. Passou por vários países, como Hungria, Espanha e Suíça, e teve figuras de renome como professores, como Marco Antonio Brucoli, Péter Kubina, Christoph Ranh, Michel Veillon, Božo Paradžik, François Lindemann, Evaristo Perez e Ximba Uchyama. O contrabaixista participou da Orquestra Jovem Mundial (WMJO), Camerata de Lausane-Pierre Amoyal, Sinfonietta de Lausanne, Camerata Menuhin-Maxim Vengerov, Camerata Stuller, Orquestra de Camara de Genebra, Orquestra de Câmara Wenberg, Gabor Takas e Orquestra da Suisse Romande, tendo assim a oportunidade de excursionar pela Europa realizando diversos concertos, como o Montreux Jazz Festival, acompanhando Gilberto Gil, Vusi Mahlasela e George Benson. No Brasil, integrou a Orquestra Jovem de São Paulo, Orquestra de Câmara da USP, Orquestra Experimental de Repertório e, desde 2013, atua na Orquestra Sinfônica Brasileira, além de realizar projetos com um dos maiores nomes da percussão no mundo, Robertinho Silva, com destaque para o “Nascimento das Canções”. Desde de 2015, acompanha o cantor e compositor Milton Nascimento, apresentando-se também com Caetano Veloso, Gal Costa, Fafá de Belém, Maria Rita, Lô Borges, Samuel Rosa, Criolo, Maria Gadú, entre outros. Atua como contrabaixista e na produção musical da Banda Beraderos.

Formado em 2018 pelos músicos, compositores e atores Danilo Mesquita e Ravel Andrade, Beraderos desponta entre a nova geração da MPB com um repertório que reúne a diversidade de sons e expressões que o Brasil produz. Apadrinhado por ninguém menos do que Milton Nascimento, o duo possui três singles lançados, “Flor de laranjeira” (Ravel Andrade e Rafael Losso), “Felicidade” (Danilo e Ravel) e “Caminhar” (Danilo e Ravel). “Nada se faz sozinho, tudo é coletivo. Esse pensamento é muito vivo na essência da banda. Tivemos a sorte grande de ter encontrado pessoas que compartilham da mesma ideia”, conta o gaúcho Ravel Andrade.

– A banda Beraderos é o encontro dos Brasis. Trata-se de uma união entre pessoas apaixonadas pela música brasileira. As músicas são autorais e novas, mas a sonoridade é a busca dessa mistura, de tudo que nossos mestres e mestras já fizeram (e fazem) – completa o baiano Danilo Mesquita.

 

Sarau em Casa

O Sarau em Casa Com Vida realiza lives semanais, sempre às terças-feiras, com o propósito de abrir espaço para a diversidade e riqueza das manifestações artísticas, além abordar temas relevantes para a cultura. É a versão online do Sarau Com Vida, evento por onde já passaram mais de 150 artistas, de nomes de peso da música brasileira, como Jane Duboc, Carlos Dafé, Azymuth, Gerson King Combo, Kiko Continentino, Renato Piau, Mauro Senise e Reppolho, à nova geração, como Abufela, Beraderos, Soul Guanabara, Luciane Dom, Chelle, Muato, Nana Kozak e Lílian Bonard.

Ao longo da transmissão, o público poderá participar com perguntas e comentários. Para assistir, acesse www.facebook.com/casacomamusica