Secretaria de Saúde divulga calendário de vacinação contra a dengue no Rio

0
109

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio (SMS) inicia, nesta segunda-feira (4/3), a vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes de 12 anos. O imunizante já estava disponível para o grupo de 10 e 11 anos anos, e continuará sendo ofertado para todas as faixas etárias já divulgadas. As demais idades serão anunciadas nos próximos dias. Desde o início da vacinação já foram aplicadas 37.669 doses da vacina.

A vacina está disponível em todas as 238 unidades de Atenção Primária do município. Além do Super Centro Carioca de Vacinação, em Botafogo, que funciona todos os dias, das 8h às 22h; e o Super Centro Carioca de Vacinação, unidade Campo Grande, localizado no ParkShopping Campo Grande, que também funciona todos os dias, de acordo com o horário de funcionamento do centro comercial.

Para receber a vacina, o menor de idade deve estar acompanhado de um responsável e apresentar carteira de identidade ou certidão de nascimento. O esquema vacinal é de duas doses, com um intervalo de três meses entre elas. A faixa etária da campanha foi selecionada pelo Ministério da Saúde por apresentar maior risco de hospitalização pela doença.

 

Sobre a campanha

A expectativa é vacinar todas as 354 mil crianças e adolescentes dessa faixa etária residentes da cidade do Rio, inclusive aquelas que já tiveram dengue. As exceções são gestantes, lactantes, pessoas com imunodeficiência congênita ou adquirida — como terapias imunossupressoras, infecção por HIV sintomática ou evidência de função imunológica comprometida — e pessoas com hipersensibilidade aos componentes da vacina. Quem teve quadro recente de dengue deve aguardar seis meses desde o início dos sintomas para receber o imunizante, e quem tem sintomas da doença (como febre e dor no corpo) deve buscar atendimento médico e avaliar a possibilidade da vacinação.

A SMS reforça que a vacina contra a dengue é segura e eficaz e foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A campanha faz parte do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do governo federal, sendo o Brasil o primeiro país do mundo a incorporar o imunizante à rede pública de saúde.