Sesc RJ lança cartilha para alertar idosos sobre crimes cometidos em tempos de isolamento social

0
1198

O Sesc RJ lança nesta segunda-feira (15/6), Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, uma cartilha em que alerta os idosos sobre os cuidados que devem tomar para não se tornarem vítimas de crimes que têm sido comuns neste período de isolamento social.

O guia, que será divulgado nas redes sociais e enviado aos idosos participantes de grupos de convivência da instituição, traz como destaque os golpes aplicados pela internet. Entre eles, mensagens contendo informações sobre benefícios do governo, ofertas de empréstimos ou propagandas que direcionam para falsos sites de venda. Além disso, a cartilha chama a atenção para assaltos a residências cometidos por criminosos que se identificam como funcionários de órgãos de saúde.

Onde mora a violência? – O lançamento da cartilha integra uma campanha nacional realizada pelo Sesc por ocasião da Semana de Conscientização da Violência contra o Idoso. Sob o mote “Onde mora a violência?”, ela busca provocar a reflexão sobre a segurança nas nossas casas e o papel de cada um na construção de uma convivência harmoniosa entre famílias e gerações. Segundo dados do Disque 100 (Disque Direitos Humanos) de 2018, 78% das denúncias de violência contra a pessoa idosa apontam que os episódios acontecem no ambiente doméstico da vítima, e que 60% dos suspeitos de cometer a violência são filhos (a) ou netos (a).

Atividades on-line – Ao longo da semana, estão previstas discussões on-line sobre diversos tipos de violência contra o idoso, principalmente aquelas cometidas em ambiente doméstico. No Rio de Janeiro, o Sesc RJ programou mais de 20 atividades entre lives, bate-papos on-line e até oficina de defesa pessoal. A participação é gratuita, mas algumas delas exigem inscrição prévia por serem realizadas em plataformas de webconferência, ou seja, que permitem a participação em vídeo do público. A programação completa e o formulário de inscrição pode ser encontrado no site do Sesc RJ (www.sescrio.org.br).

A programação nacional será aberta na segunda-feira (15), às 16h, com bate-papo ao vivo com a escritora Conceição Evaristo; Alexandre Kalache, presidente do Centro Internacional da Longevidade Brasil (CILB), membro do Conselho Consultivo das Cidades e Comunidades Amigas do Idoso da OMS; e Alexandre Silva, professor adjunto do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ). A conversa será transmitida pelo YouTube do Sesc SP (www.youtube.com/sescsp).