Sindirepa promove entrega do prêmio Os Melhores do Ano 2023 na Casa Firjan

0
181

O Sindicato da Indústria de Reparação de veículos e Acessórios do Rio de Janeiro (Sindirepa) promove na próxima sexta-feira (8/12) a tradicional cerimônia de entrega do prêmio “Os Melhores do Ano do setor de Reparação Automotiva”. Em sua 8ª edição, o evento ocorre na Casa Firjan, em Botafogo, centro de inovação e qualificação empresarial da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). 

Instituído em 2014 com o propósito de destacar a atuação dos melhores parceiros do setor da reparação de veículos em cada segmento, o “Prêmio Sindirepa – Os Melhores do Ano” tem como objetivo fazer com que os bons exemplos se reflitam em melhoria geral do atendimento às oficinas e, consequentemente, na qualidade da prestação de serviços aos seus clientes. 

“Ao reconhecer as melhores performances em cada uma das 20 categorias, o Sindirepa está seguro da sua missão, que é a de estimular a todas as empresas do mercado adotarem práticas semelhantes. O objetivo é sempre aprimorar os serviços das empresas de reparação de veículos, aperfeiçoando a qualidade à sociedade”, destaca o presidente do Sindirepa, Celso Mattos. 

O evento encerra o calendário anual de atividades do setor de reparação automotiva fluminense que, além da premiação, é uma forma de homenagear os fabricantes de veículos, distribuidores de peças, tintas e distribuidoras, aumentando cada vez mais a participação dos fornecedores no mercado reparador, bem como a melhoria do ambiente de negócios do estado do Rio de Janeiro. A cada ano, o setor aumenta a sua participação no número de instalação do kit-GNV na frota fluminense. 

Conforme Celso Mattos, a frota movida a gás natural no estado fluminense é 1,7 milhão veículos. Ele diz que, para incentivar ainda mais o uso do energético, o governo do Rio lançou o projeto-piloto do “Corredor Sustentável” na Rodovia Presidente Dutra com 7 postos de combustíveis para abastecimento de veículos pesados, como caminhões e ônibus. 

“A substituição do diesel pelo GNV pode reduzir em até 20% a emissão de gases poluidores na atmosfera, contribuindo para a redução do efeito estufa. Há uma estimava de que a cada mil veículos pesados que trocarem o diesel pelo gás, 52 toneladas de CO2 deixariam de ser emitidas, correspondendo a quantidade retirada por 200 árvores”, lembra Mattos, que também é vice-presidente da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan).

 

Categoria Autopeças 

A premiação é o resultado da pesquisa, que ouviu mais de 350 reparadores no estado do Rio. Os empresários avaliaram e elegeram as indústrias, distribuidores, montadoras e os veículos de comunicação, que mais se destacaram no ano de 2023. 

As categorias avaliadas são: componentes de motor, bomba de combustível, correias, bomba d’água, montadora, filtro de ar, óleo lubrificante, kit GNV, cabo de vela, amortecedores, proteção veicular, orçamentação, tubo, pastilha de freios, suporte de cilindro GNV, embreagem, rolamento de roda, distribuidoras de gás natural e jornalismo (melhor reportagem no ano sobre o setor automotivo).

A grande novidade deste ano é a inclusão da categoria Autopeças, dividida em cinco subcategorias: distribuidor nacional; distribuidor regional; autopeças linha leve; autopeça linha pesada e representante promotor. Segundo Celso Mattos, a inserção da categoria Autopeças vem para qualificar ainda mais “Os Melhores do Ano do setor de Reparação Automotiva”, já que se trata de uma atividade de grande destaque na cadeia produtiva do mercado automotivo.

Além da Firjan, o evento tem como parceiros: Firjan SENAI, Kolbenschimidt, Pierburf, Naturgy, IGT Motors, Rodima, CSV, Bicar, H.W Peças GNV e Monroe.