Viradão Esportivo inaugura Polo Nise da Silveira com atividades ao ar livre

0
728

O Instituto Municipal Nise da Silveira promove o Viradão Esportivo na manhã deste sábado (02/10). O evento, com atividades ao ar livre e seguindo os protocolos sanitários devido à pandemia, inaugura o Polo Esportivo Nise da Silveira. A proposta é promover a construção de experiências positivas de bem-estar social e integração comunitária, considerando que a população do entorno é parte das transformações em curso no instituto.

Das 9h às 12h, haverá atividades como boxe, caratê, capoeira, muay thai e feira de artesanatos do Projeto de Geração de Renda. Entre os parceiros do eventos estão o Projeto Social de Karatê, Instituto Top Brother e Muay Thai Team BG. O instituto fica na Rua Ramiro Magalhães 521, Engenho de Dentro.

Além de incentivar a prática de atividade física, do esporte e do lazer como um direito de todos, o polo será um agente de promoção de saúde capaz de diversificar as trocas sociais, fomentando a convivência, a autonomia e o intercâmbio de conhecimentos entre diferentes faixas etárias, superando barreiras sociais e transpondo os muros da exclusão.

Em processo de desconstrução asilar, que busca a inclusão dos pacientes na sociedade, o instituto vem ampliando horizontes e fortalecendo a ocupação do seu espaço físico como mais um recurso comunitário na Zona Norte da cidade. Diversos projetos agregam profissionais de variadas áreas, usuários da assistência à saúde mental e voluntários, promovendo a diminuição do estigma social associado ao espaço por meio da arte, da cultura, do esporte e da cidadania.

A inauguração do polo é parte de uma iniciativa composta também pela ocupação e produção de novos sentidos para antigos espaços de assistência psiquiátrica, o que fortalece a prevenção e o bem-estar físico e emocional como estratégias inovadoras para uma melhor qualidade de vida. Considerando os efeitos do isolamento social decorrentes da pandemia, a prática da atividade física é fator protetivo em saúde mental. Esporte e lazer figuram tanto como um agente de promoção de saúde como de inclusão social.