Exposição em homenagem a Moraes Moreira chega ao Museu Histórico da Cidade

0
136

Após a estreia em Salvador, que reuniu 25 mil visitantes, a exposição “Mancha de Dendê não sai – Moraes Moreira” chega ao Rio no domingo (10/12), para uma temporada no Museu Histórico da Cidade, na Gávea, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura do Rio. A mostra foi realizada pelo Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, com produção da Maré Produções, de Salvador.

Trata-se de uma imersão sensorial na história da música popular e da cultura brasileira por meio da vida e obra de um dos artistas mais relevantes do país. Também apresenta uma retrospectiva abrangente da carreira do artista, destacando sua versatilidade como compositor, suas parcerias musicais, suas incursões na literatura e suas raízes profundamente conectadas à Bahia.

Destaque para a experiência sonora da poesia de Moraes Moreira que, por meio de todo seu trabalho, explora a diversidade musical do Brasil, via canções do artista, reconhecido por mesclar ritmos como frevo, baião, rock, samba, choro e música erudita em suas composições. Suas colaborações musicais com seu filho Davi Moraes, bem como suas incursões no campo da literatura como cordelista e cronista de histórias da Bahia, também compõem a coleção. Os visitantes poderão escutar seus poemas, suas músicas e entender todo o contexto que ele viveu e percorreu em sua trajetória.

A abertura da exposição será ao meio-dia, dentro de uma programação no Museu que dará o tom de animação ao dia. Nela, a famosa Feira de Economia Criativa do MHC e um show do cantor Pedro Miranda, com participação de Davi Moraes. “Mancha de Dendê não sai” foi idealizada pela produtora cultural Fernanda Bezerra.

O nome da mostra, além de ser uma citação a um dos discos icônicos de Moraes Moreira, também é uma analogia à sua origem, personalidade firme e a perpetuação de sua produção artística. O setor educativo do Museu vai pegar carona na exposição e promover oficinas de cordel, encontros em torno do Rio São Francisco e pelos estados que ele corta, além de visitas mediadas.


Serviço:

Exposição “Mancha de Dendê não sai – Moraes Moreira”
Museu Histórico da Cidade
Estrada Santa Marina s/nº, Gávea – Rio de Janeiro
Abertura: domingo, dia 10/12, a partir do meio-dia.
Visitação: ter a dom, das 9h às 16h.
Até 12/02.
Grátis.
Livre.