5° Encontro de Violeiros acontece no Rio de Janeiro

0
185

O já tradicional Encontro de Violeiros do Rio de Janeiro anuncia sua quinta edição com um evento multicultural dedicado ao legado, ao presente e ao futuro das violas brasileiras, sendo a mais conhecida a viola caipira, um instrumento brasileiríssimo por excelência. A programação gratuita acontece entre os dias 13 e 21 de maio em diversas regiões da cidade, reunindo oficinas, palestras e, é claro, shows envolvendo artistas de diversos estados do país. 

Este grande encontro busca difundir as violas, mostrando suas múltiplas potências para violeiros, músicos em geral e entusiastas, incluindo aqueles que ainda relacionam a viola apenas à música caipira, também chamada de “sertanejo raiz”. Há tempos a viola vem dialogando com diversos gêneros musicais urbanos, como o samba, o choro, o forró, a música instrumental e a música de concerto. Tendo as violas brasileiras como protagonistas – viola caipira, viola machete, dinâmica, de cocho, entre outras – a quinta edição deste evento, que já faz parte do calendário carioca, apresenta uma programação que abrange uma variedade de estilos e linguagens musicais.

Assim como nos anos anteriores, o Encontro é majoritariamente composto por violeiros cariocas e fluminenses, mas também recebe artistas de fora do estado. O evento contará este ano com o brasiliense Roberto Corrêa, um dos maiores representantes da viola instrumental e grande pesquisador e conhecedor do universo das violas brasileiras. A curadoria é sempre feita conjuntamente pela Comitiva Rio de Violas, que realiza o festival, e é formada por sete artistas e produtores ligados à cena da viola.

O 5° Encontro de Violeiros do Rio de Janeiro começa no dia 13, no Horto Cultural Santo Antônio, em Vargem Grande, que receberá o Encontro de Bandeiras, com dois grupos cariocas de Folia de Reis. Entre os dias 15 e 17, a UNIRIO sediará uma Oficina de Prática de Conjunto – Viola e Canto, com Henrique Bonna. 

Inscrições gratuitas para Oficina de Prática de Conjunto: https://linktr.ee/riodeviolasrj 

No dia 18, o Centro da Música Carioca, na Tijuca, apresentará o show Rio de Violas, com 10 violeiros sediados no Rio no palco. Já no dia 19, haverá uma oficina de ritmos pantaneiros com Vitória da Viola (SP) e o show do duo Moda de Rock (SP). No dia 20, diversos artistas se apresentarão, incluindo do trio Viola com Elas (SP), Thiago Pires (RJ), Caaipura (RJ), Massapê Samba de Roda (RJ) e Roberto Corrêa (DF). 

No dia 21, último dia do evento, haverá uma palestra sobre violas tradicionais do Brasil, também com Roberto Corrêa, oficina infantil com Dauá Puri, além de outras atividades como Roda de Viola, Palco Aberto, e shows de Marcus Ferrer (RJ), Adiel Luna (PE) e encerramento com a Orquestra de Violas Caipirando (RJ).

“Em 2023, a programação foi ampliada. A cada ano o encontro vem crescendo e trazendo violeiros de diversas regiões. Além de atividades no já tradicional Centro da Música Carioca Artur Da Távola e na Unirio, este ano faremos atividades também na Zona Oeste, em Vargem Grande: o nosso Encontro de Bandeiras com dois grupos de Folia de Reis, que abrirá o evento”, resume Gabriela Góes, integrante da Comitiva Rio de Violas e diretora de produção do evento.

Todas as atrações são gratuitas, com classificação livre e sujeitas a lotação. Confira mais informações no Instagram do evento (https://www.instagram.com/riodeviolas). O projeto foi contemplado no edital FOCA – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura.

 


Serviço:

5º Encontro de Violeiros do Rio de Janeiro 

Gratuito

Datas: De 13 a 21 de maio de 2023

Locais: 


Unirio – Instituto Villa Lobos

Av. Pasteur, 436 – Urca


Horto Cultural Santo Antônio

Estrada do Sacarrão , 14 – Vargem Grande


Centro da Música Carioca Artur Da Távola 

Rua Conde de Bonfim, 824 – Tijuca


Mais Informações: @riodeviolas 


PROGRAMAÇÃO


HORTO CULTURAL SANTO ANTÔNIO 

13/05 – sábado 

16h Encontro de Bandeiras – Folia de Reis do Sertão Carioca e Cantoria de Reis do Céu na Terra 


UNIRIO

15 a 17/05 – Segunda a quarta

Oficina de Prática de Conjunto – Viola e Canto com Henrique Bonna

19h às 21h30 


CENTRO DA MÚSICA CARIOCA

18/05 – Quinta-feira 

19h Teatro – Show “Rio de Violas” com Almir Côrtes, Andréa Carneiro, Bruno Reis, Daniel Miranda, Henrique Bonna, Josefa Bonna, Luana Dias, Mauricio Lemes, Pedro Paulo Autran e Rodrigo Lima.


19/05 – Sexta-feira

17h Casarão – Oficina “Ritmos pantaneiros” com Vitória da Viola (SP)


19h Teatro – Show Moda de Rock (SP)


20/05 – Sábado

14h – Pátio – Show Caaipura


15h30 – Casarão – Show Thiago Pires


17h – Teatro – Show Viola com Elas (SP)


18h30 – Pátio – Show Massapê Samba de Roda


20h – Teatro – Show Roberto Corrêa (DF)


21/05 – Domingo

11h – Teatro – Show Marcus Ferrer


13h – Casarão – Palestra “Violas Tradicionais do Brasil” com Roberto Corrêa (DF)


14h – Pátio – Roda de Viola


15h – Casarão – Oficina “Cantando Histórias com a Viola de Taquara.” (Voltada ao público infantil) com Dauá Puri


16h – Casarão – Show Adiel Luna


17h – Teatro – Palco Aberto


18h30 – Pátio – Show Orquestra de Violas Caipirando