Arte Sesc recebe Banda de Gaitas de Fole Brazilian Pipers em sua programação do Natal Sesc RJ 2023

0
108

Nesta sexta-feira (24/11), o Espaço Cultural Arte Sesc, no bairro do Flamengo, recebe o projeto Música no Museu, considerado a maior série de música clássica do Brasil. A atração principal será a Banda de Gaitas de Fole Brazilian Pipers. O evento faz parte da programação especial do Natal Sesc RJ 2023 na capital carioca, projeto repleto de atrações que percorrerá 35 cidades do estado do Rio de Janeiro nos meses de novembro e dezembro, tendo como apoio as prefeituras municipais e os sindicatos varejistas. O espetáculo terá início às 19h e tem entrada franca. 

A Banda de Gaitas de Fole Brazilian Pipers, fundada pelo maestro J. Paulo, suboficial Fuzileiro Naval da Marinha do Brasil, é uma instituição social sem fins lucrativos, que atua desde 1999 no estado do Rio de Janeiro. Com o objetivo de contribuir para a diminuição do tempo ocioso das crianças e jovens por meio da música, utiliza a cultura escocesa e as gaitas de fole como instrumento não apenas de música, mas de inclusão social e como recurso para o ensino de valores, civismo, disciplina, força de vontade e companheirismo, de modo que eles tenham um desenvolvimento saudável, longe das ruas e das vulnerabilidades sociais. 

A Brazilian Pipers tem sido considerada uma iniciativa inédita em todo território nacional e internacional, tendo realizado apresentações em diversas cidades brasileiras, e em países como Chile, Argentina e Uruguai, onde sagrou-se campeã em Tenor Drums e vice-campeã em gaita de fole. 

A Banda conta com um vasto repertório de músicas celtas, que enfatizam a diversidade cultural, e inclui músicas e ritmos brasileiros como samba e MPB, através das típicas gaitas escocesas. A Banda também realiza grandes evoluções em ordem unida nas apresentações, além de coreografias que mostram a brasilidade dos músicos e a riqueza dos ritmos brasileiros.

 

Música no Museu é Patrimônio Cultural Imaterial do Rio 

Idealizado por Sérgio da Costa e Silva, o Música no Museu é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Cidade do Rio de Janeiro. Sua proposta é promover a música erudita em museus e outros espaços públicos, registrando, em 26 anos de existência, um público de mais de 1 milhão de pessoas, em concertos no Brasil e no exterior. 

Ao longo dessa trajetória, foi acumulando inúmeros prêmios nacionais e internacionais, como Ordem do Mérito Cultural, o Golfinho de Ouro, a Ordem do Mérito Carioca, o Urbanidades do IAB, o Mérito da Justiça e o Prêmio Heloneida Studart, concedido pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. Entre os prêmios internacionais estão o Cultura Viva, da Unesco, o Latin American Quality Awards, em Buenos Aires, o Cultura Viva, em Madri, e o Excelência em Cultura, em Lisboa.

 

 

SERVIÇO

Natal Sesc RJ no Música no Museu do Espaço Cultural Arte Sesc

Dia 24/11/2023 – Às 19h

Banda de Gaitas de Fole Brazilian Pipers

Rua Marquês de Abrantes 99 – Flamengo/ RJ

Mais informações: Tel.: (21) 4020-2101

www.sescrio.org.br

Entrada franca