Arte Sesc recebe em fevereiro oficinas de experimentação sonora e bate-papos com artistas antes da nova exposição

0
84

O Centro Cultural Arte Sesc, no Flamengo, Zona Sul do Rio, vai receber em fevereiro a ocupação educativa “Risco o Céu: práticas celebrativas de criação”, marcando a transição para a próxima exposição. As atividades gratuitas, que incluem oficinas, laboratórios de experimentação sonora e bate-papos com convidados, dialogam com a nova mostra que ocupará a galeria do espaço em março, cujo mote vai aproximar o acervo da instituição das festas carnavalescas.

As oficinas iniciam na próxima sexta-feira (02/02), em dois horários, das 14h às 15h30 e das 17h às 18h30. O público terá a oportunidade de participar de experimentações com a artista visual, rádio host e escritora Ana Lira, a partir da materialização de instrumentos artesanais e de roteiros sonoros, utilizando o ambiente de uma rádio livre instalada dentro da galeria. As oficinas vão acontecer também nos dias 03, 05, 06, 07, 08, 15, 16, 17, 19, 20 e 21 de fevereiro, e as inscrições devem ser feitas no local ou pelo e-mail [email protected].

No sábado (03/02), às 16h, acontecerá o primeiro bate-papo da programação. O artista visual e professor Ismael David vai falar sobre a arte sonora como prática instalativa. Formado pela UERJ e professor de cursos da Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV Parque Lage), ele investiga processos ancestrais e o fazer contemporâneo.

Já no dia 17 fevereiro, no mesmo horário, o Arte Sesc vai receber o escritor, músico e pesquisador de culturas africanas Spirito Santo, que ministrará a palestra “Sônicas ascendentes, sônicas descendentes”. Ex-preso político durante a ditadura militar, Santo pesquisa música africana. Seu livro “Do Samba ao Funk do Jordão” é uma referência acadêmica importante em seu campo de atuação.

No dia 24 de fevereiro, às 16h, Laila Aurore, cavaquinista, educadora e compositora, encerrará as atividades com uma palestra cujo tema é “Gesto experimental para sensibilidades cotidianas”. Musicista das bandas de Nilze Carvalho e Teresa Cristina, Laila desenvolve trabalho autoral com a linguagem do choro, sendo cofundadora e educadora do projeto Chora-Mulheres na Roda, uma roda-oficina de aprendizado desse gênero musical, promovendo a participação de mulheres no choro.

 

Nova exposição terá como mote as festas carnavalescas 

As atividades que ocuparão o Arte Sesc, em fevereiro, estão relacionadas com a nova exposição, prevista para ser inaugurada no dia 7 de março. Com curadoria de Marcelo Campos e Leonardo Antan, “Riscar de Chão” vai aproximar obras do acervo do Sesc RJ das festas carnavalescas. Ela será a quarta mostra do Centro Cultural, desde que o espaço foi reaberto em janeiro de 2022, com a restauração da Mansão Figner, onde está instalado. Desde então, o Sesc RJ vem se dedicando a tornar acessível ao público obras do seu acervo composto por mais de 500 peças por meio de diferentes recortes curatoriais. 


Exposição ÀMÍ: Signos Ancestrais segue para galeria do Sesc Barra Mansa 

A última exposição em cartaz no Arte Sesc, a ÀMÍ: Signos Ancestrais, encerrou a visitação na última sexta-feira (26/01), mas o público terá a oportunidade de apreciar as obras no Sesc Barra Mansa, que receberá a mostra a partir do dia 23 de fevereiro. 

Com curadoria de Marcelo Campos, a exposição reunirá na unidade oito obras, entre pinturas, esculturas e serigrafias, que jogam luz sobre os significados dos cultos de matrizes africanas. Os trabalhos são assinados por Guilhermina Augusti, Raphael Cruz e Emanoel Araújo – artista plástico baiano falecido em 2022, um dos principais nomes das artes do país e fundador do Museu Afro Brasil, em São Paulo.

 

SERVIÇO

Ocupação Educativo Arte Sesc

Data: 2 a 24 de fevereiro de 2024

Centro Cultura Arte Sesc (Rua Marquês de Abrantes, 99, Flamengo)

Entrada e inscrições gratuitas. Sujeito a lotação.

Funcionamento do Arte Sesc: segunda-feira a sábado, das 12h às 19h.

 

PROGRAMAÇÃO

 

Oficinas com a artista visual Ana Lira

Datas: 02, 03, 05, 06, 07, 08, 15, 16, 17, 19, 20, 21 de fevereiro.

Horários: 14h às 15h30 e 17h às 18h30.

Local: Galeria do 1º andar.

Inscrições no local ou pelo e-mail [email protected]

 

Sessões de bate-papo

 

03/02, às 16h – Arte sonora como prática instalativa

Ismael David – artista visual e professor de artes visuais graduado pela UERJ. Realizou diversos cursos livres na Escola de Artes Visuais do Parque Lage e participou do programa de fundamentação artística. Desenvolveu diversos trabalhos na área de arte educação em museus, centros culturais e ONGs. Atualmente trabalha sua ancestralidade africana e afro-brasileira desenvolvendo uma pesquisa teórico-prática sobre processos ancestrais e o fazer contemporâneo.

 

Local: Galeria do 1º andar – Arte Sesc

 

17/02, às 16h – Sônicas ascendentes, sônicas descendentes

Spirito Santo – doutor em Música pela UFRJ, é escritor, músico e pesquisador de culturas africanas na diáspora, notadamente no âmbito das culturas da África Central relacionadas ao Brasil. Trabalhou como músico e professor em Viena, Áustria, entre 1989 e 1993, seguindo com seus estudos sobre música africana. Na volta ao Brasil desenvolveu e manteve na UERJ o curso de extensão que deu origem ao Projeto Musikfabrik, hoje instalado como projeto de extensão da UFRJ no Centro de Artes Calouste Gulbenkian. Ex-preso político na ditadura militar, utilizou uma indenização recebida do governo do Estado do Rio de Janeiro para desenvolver o projeto de seu livro “Do Samba ao Funk do Jordão”, já em segunda edição e hoje referência acadêmica importante em seu campo.

 

Local: Galeria do 1º andar – Arte Sesc

 

24/02, às 16h – Gesto experimental para sensibilidades cotidianas

Laila Aurore – cavaquinista, educadora e compositora. Cursou composição e arranjo na Escola de Música Villa-Lobos (EMVL) e, atualmente, cursa licenciatura em música, na UNIRIO. Como cavaquinista, toca em diversos grupos de samba, choro e música popular, acompanhando artistas como Nilze Carvalho e Teresa Cristina. Desenvolve, ainda, trabalho autoral com o regional de música instrumental “Chora”, tendo participado de programas como “Cena Instrumental”. É cofundadora e educadora do projeto Chora-Mulheres na Roda: uma roda-oficina de aprendizado na linguagem do Choro, que visa à multiplicação de mulheres na cena musical.

 

Local: Galeria do 1º andar – Arte Sesc