Artesanato do Estado do Rio presente em Feira Internacional

0
227

Artesãos do estado do Rio de Janeiro estão realizando uma imersão em feiras internacionais do segmento, nas cidades de Lisboa e Cascais, em Portugal. A comitiva fluminense já participou de exposições e rodadas de negócios para potencializar a economia criativa do setor. A iniciativa conta com apoio da Federação da Indústria e do Comércio do Estado do Rio e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio (Sececrj).

A agenda começou na Feira Internacional do Artesanato (FIA) em Lisboa, que teve início no sábado (24/6) e conta com expositores do Rio de Janeiro. A Cultura do Estado também está participando da 58ª edição da Feira de Artesanato do Estoril, que acontece entre junho e agosto. Com mais de 100 mil visitantes anuais, o evento é considerado a mais antiga feira de artesanato de Portugal e terá apresentação da política de apoio ao artesanato cultural fluminense, que já contou com investimento de mais de R$ 18 milhões nos últimos anos.

“O artesanato cultural faz parte da indústria criativa do nosso estado, gerando emprego, renda e oportunidade para os profissionais, que através do seu talento manual valorizam as vocações dos seus territórios e manifestam sua arte. O artesanato fluminense é uma potência e poder levar esta iniciativa para outro continente reforça o compromisso do estado em promover o Rio de Janeiro em todas as frentes”, destacou a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros.


Artesãos vivenciarão experiência imersiva

Na FIA serão expostos materiais feitos a mão por artesãos fluminenses, com representação de todas as regiões do estado. Durante oito dias, os artesãos irão expor seus produtos e terão rodadas de negócios e criatividade, com troca de experiências com artesanatos de outras nacionalidades. A iniciativa conta com o patrocínio da Fecomércio junto à Faerj, que representa mais de 20 associações espalhadas em todo estado.


Artesão fluminense exibe mostra

O artesanato fluminense também terá representação em Lisboa, capital portuguesa, com a exposição “Territórios Afetivos 200 + 1”, do artista plástico Cocco Barçante, que é natural de Petrópolis e criador do Museu do Artesanato do Rio. O evento conta com apoio do Governo do Estado do Rio e mostrará peças feitas por artesãos de sete cidades fluminenses. Em Portugal, Cocco mostrará um pouco da brasilidade nas peças que exaltarão não só as influências e identidades comuns entre as duas nações, mas, também, as características que as diferenciam, evidenciando a diversidade, sem deixar de confirmar o forte laço que une os dois países.