Atividade do CCBB Educativo-Lugares de Culturas no Rio inspira compartilhamento de histórias com novos formatos de livros e tipos de leituras

0
319

Você já criou o seu próprio livro? Tem curiosidade sobre o tema? Então pode participar da atividade Livro Vivo, oferecida pelo CCBB Educativo – Lugares de Culturas, no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro no próximo fim de semana. A proposta é trabalhar com a tridimensionalidade do livro, suas diferentes possibilidades de leitura e explora os diversos modos de contar uma história. Os participantes são convidados a pregar palavras em um cubo com elásticos para criar, coletivamente, uma narrativa fora da página. Ao final, a história criada é lida e são experimentadas diferentes ordens e pontos de vista. O Livro Vivo acontece sábados e domingos, às 11h e 15h.

Outra atração desse sábado, dia 26, às 10 horas, no Auditório do 3O do andar do CCBB Educativo Lugares de Culturas, é o ‘Encontro com Educadores’, que recebe o professor Jair Miranda, da Unirio. Ele falará sobre a genealogia do samba e sua árvore genealógica, em diálogo com a exposição “Heitor dos Prazeres é meu nome”.  O encontro, que reunirá professores e educadores em geral, abordará a vida do músico, compositor, pintor, cenógrafo, poeta e produtor cultural. No evento serão sorteadas viagens de ônibus para alunos de escolas públicas (municipais, estaduais e federais), localizadas no município do Rio de Janeiro, visitarem a exposição. Os ingressos podem ser retirados no site do CCBB RJ ou diretamente na bilheteria uma hora antes do evento. 

O Mobiliário Educativo – Heitor dos Prazeres Você sabe quem sou eu?, no qual, a partir de um jogo de cartas com dicas e símbolos Adinkras (um conjunto de ideogramas pertencente aos povos Akan, um grupo linguístico originário da África Ocidental, que abrange parte de Gana e da Cidade do Marfim), é explorado o resgate de personalidades negras importantes para a cultura e resistência do seu povo no Rio de Janeiro. O desafio é descobrir quantos artistas negros da música e das artes visuais o participante conhece. Para tanto, são oferecidas pistas e imagens do território carioca. A atividade abrange todos os públicos e acontece às segundas, quartas, quintas e sextas-feiras, das 11h às 18h, de hora em hora, no térreo do CCBB Rio. A entrada é livre, sem retirada de ingresso.

Já o espetáculo “Heitor, muitos Prazeres!” apresenta a vida e obra do multiartista, de quartas a sextas-feiras, às 13 horas. As apresentações da história musical acontecem no térreo, com entrada gratuita e sem necessidade de retirada de ingresso. É só chegar e participar. 

Ainda sob inspiração de Heitor dos Prazeres, que pintou as brincadeiras infantis do Rio de Janeiro de seu tempo, a atividade Brinquedos Cantados reúne alguns dos jogos tradicionais do Brasil que envolvem a música em sua prática. Como parte do Laboratório de Artes, acontece sala do CCBB Educativo   Lugares de Culturas, no 1ºandar do CCBB Rio, nos sábados, domingos e feriados, às 12h e 16h.

Para saber os dias e horários de todas as atividades, consulte o site https://ccbb.com.br/rio-de-janeiro/ccbb-educativo


* INSERIR IMAGENS CCBB 

 

Sobre o CCBB Educativo Rio – Lugares de Culturas 

O CCBB Educativo – Lugares de Culturas parte do princípio da ocupação. Mais que um espaço, é um Lugar. Para além da cultura hegemônica reconhece a cultura popular como legítima. Tem como proposta um Programa Educativo que proporciona o acesso estético, artístico e cultural à programação do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) para todos os públicos. Para tanto, constrói um espaço de criação, troca e discussão para produção de conhecimento crítico, alinhado com a democracia, pluralidade de ideias e valores do CCBB.
O Lugares de Culturas é realizado pela Sapoti Projetos Culturais e oferece Visitas Mediadas, Laboratório de Artes, contação de histórias, mediação de leitura, vivências para crianças pequenas, encontro com professores e eventos em datas comemorativas. As atividades oferecidas são voltadas para todos os públicos, inteiramente gratuitas em um programa contínuo de arte-educação patrocinado pelo Banco do Brasil, que desenvolve ações educativas para aproximar o público da programação em cartaz.

 

Sobre o CCBB RJ – O Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro 

Inaugurado em 12 de outubro de 1989, o Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro completa 34 anos em 2023 e representa o início do investimento do Banco do Brasil em cultura. O CCBB RJ está instalado em um edifício histórico, projetado pelo arquiteto do Império, Francisco Joaquim Bethencourt da Silva. Marco da revitalização do centro histórico do Rio de Janeiro, o Centro Cultural mantém uma programação plural, regular e acessível, nas áreas de artes visuais, cinema, teatro, dança, música e pensamento.
O prédio dispõe de 3 teatros, 2 salas de cinema, cerca de 2 mil metros quadrados de espaços expositivos, auditórios, salas multiuso e biblioteca com mais de 250 mil exemplares. Os visitantes contam ainda com restaurantes, cafeterias e loja, serviços com descontos exclusivos para clientes Banco do Brasil.
O Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro funciona de quarta a segunda, das 9h às 20h, e fecha às terças-feiras. Aos domingos, das 8h às 9h, o prédio e as exposições abrem em horário de atendimento exclusivo para visitação de pessoas com deficiências intelectuais e/ou mentais e seus acompanhantes, conforme determinação legal (Lei Municipal nº 6.278/2017). 


Serviço
Local: Centro Cultural Banco do Brasil – 1º andar
Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 – Centro – Rio de Janeiro
Telefone: (21) 3808-2070
E-mail: [email protected]
Ingresso: Entrada franca
Classificação indicativa: Livre
Mais informações em bb.com.br/cultura
Siga o CCBB nas redes sociais:
twitter.com/ccbb_rj | facebook.com/ccbb.rj | instagram.com/ccbbrj