Atletas das Vilas Olímpicas participam do Rainha do Mar, em Copacabana

0
94

As atletas das Vilas Olímpicas da Mangueira, Seu Amaro (Maré) e do Centro Esportivo Miécimo da Silva participaram do Rainha do Mar, na Praia de Copacabana, no último domingo. O evento, que é um dos maiores festivais de águas abertas do Brasil, reuniu mulheres de diversos lugares do mundo e contou com disputas para atletas da elite e amadores. Na prova de Elite, Ana Marcela Cunha, que é campeã olímpica e mundial, venceu pela primeira vez a prova, adicionando mais um título em sua carreira. A atleta faz parte do Time Rio, parceria da Prefeitura do Rio com o Comitê Olímpico do Brasil (COB) e o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), que beneficia 60 atletas de alto rendimento.

– A Prefeitura estava muito bem representada no Rainha do Mar. Ana Marcela brilhou entre a elite e conquistou um título inédito, mostrando um pouquinho do que poderemos ver do Time Rio em Paris. Entre os amadores, tivemos 22 atletas das Vilas Olímpicas participando e tendo a oportunidade de nadar no mesmo cenário da disputa da maratona aquática olímpica na Rio 2016. Uma experiência única – afirmou o secretário de Esportes, Guilherme Schleder.

Da Vila Olímpica da Mangueira foram 18 participantes nas provas Open e Sprint, incluindo as adolescentes da equipe de natação e as adultas. Entre elas, Jéssica Nascimento, de 17 anos, que ficou em 4º lugar na modalidade Sprint, em sua categoria, e Maria Luyza Barros, de 19 anos, que ficou em 5º. A equipe começou a ser formada em 2016 pela professora Danuza Siqueira. Desde que estrearam em competições, no Rei e Rainha do Mar Kids, eles não pararam e seguem enchendo de orgulho a professora. Danuza, que também nadou na prova de 1km, achou o mar uma piscina com a temperatura da água maravilhosa. 

– Para mim sempre é uma satisfação muito grande ver os meus atletas competindo em águas abertas. Essa etapa só para mulheres nos deu um ânimo muito grande para iniciar o ano. As meninas amaram participar e mais uma vez conseguimos resultados muito satisfatórios nas categorias e também no geral.

Do Centro Esportivo Miécimo da Silva, as professoras Carla Barbosa e Priscila Costa levaram suas alunas pela segunda vez para a competição. No fim do ano passado, elas participaram do Rei e Rainha do Mar, também em Copacabana, gostaram e quiseram repetir a experiência. As alunas Isabela Barreto e Marcelle Salustiano participaram na modalidade Sprint e adoraram. Carla também competiu, na modalidade Classic, e terminou na 16° colocação em sua categoria. 

– É sempre muito bom poder participar e levar os alunos para esse tipo de competição, podendo experimentar um ambiente diferente do que estamos acostumados a treinar. Eles curtem todo o evento e o astral, que por si só já é maravilhoso. Apesar de não conseguirmos pegar um pódio na faixa etária, o resultado foi dentro do esperado. Completamos a prova com um tempo bom para o volume de treino que tivemos e nós já estamos ansiosas para a próxima – festejou Carla.

– Ver as nossas alunas participando da competição é uma alegria muito grande. Saber que vamos muito além de só ter aulas. É uma realização minha, delas e de nossa vila. Incentivo demais elas a participarem dessas provas. Evoluir faz parte da nossa essência de equipe – complementou Priscila.

A professora Aline Marttins está na Vila Olímpica Seu Amaro há dois anos e participou pela primeira vez da competição. Ela competiu na modalidade Sprint e ficou em 54°na sua categoria. 

– O Rainha do Mar foi minha primeira prova no mar. Foi uma experiência muito diferente do que estou habituada, um misto de sensações, tanto boas quanto desafiadoras. Gostei muito de viver isso, a estrutura do evento estava ótima, achei bastante organizada, sem contar o suporte de segurança no mar com stand ups e jetski.