Perópolis ganha Teatro Imperial

0
359

Um dos espaços mais tradicionais de Petrópolis, o Teatro Santa Cecília, será reaberto ao público em 2023 com uma nova marca: Teatro Imperial. 

Com inauguração do Teatro Imperial previsto para o final de 2023, o espaço está recebendo um intenso trabalho de revitalização, com objetivo de torná-lo confortável, seguro e acessível para todos os públicos, além de capacitá-lo tecnicamente a fim de atender aos mais diversos tipos de produções artísticas. 

O Projeto de Revitalização do Teatro Santa Cecília – novo Teatro Imperial, é uma iniciativa da Natureza Produções, que tem como sócios o Gestor Cultural Paulo Lopez e a atriz Sabrina Korgut, ambos com grandes atuações e expressivas experiências no setor artístico-cultural. A ação é patrocinada pela ENEL DISTRIBUIÇÃO RIO e pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e terá investimento de R$ 1,5 milhão. 

“O Teatro Imperial será um espaço de pluralidade artística, unindo música, teatro, dança, artes visuais, entre outras expressões, com o objetivo de atrair os mais diversos públicos e espetáculos produzidos no Brasil”, destaca Sabrina Korgut. 

A cultura de Petrópolis está diretamente ligada ao período imperial do Brasil. Sendo nomeada como Cidade Imperial (por Decreto Presidencial nº 85.849, de 27 de março de 1981), título que reflete a sua história, cultura e legado. Nesse sentido, somente Petrópolis poderia abrigar um Teatro com esse nome: Teatro Imperial – um nome que remeta diretamente a uma cidade, que represente o legado de um glorioso passado histórico e que inspire novas gerações. 

“Esse projeto tem como objetivos a revitalização estética e a preservação das características arquitetônicas do espaço, a modernização da caixa cênica, a adequação às normas de segurança e acessibilidade do Teatro, assim como potencializar a marca Petrópolis na rota da cultura nacional, tornando o Teatro Imperial uma referência em arte, cultura e entretenimento no Estado do Rio, apresentando uma programação plural, com espetáculos de destaque e artistas reconhecidos”, afirma Paulo Lopez. 

A Natureza Produções assumiu o Teatro Santa Cecília no final de 2021, passando a implementar um novo conceito na administração do espaço, a fim de resgatar atividades culturais que estimulassem o acesso às diferentes expressões artísticas, despertando o interesse do público e formando novas plateias. Foi a partir de 2022 que teve início a gestão da Natureza Produções no Teatro Santa Cecília, onde cerca de 50 atrações foram apresentadas até o primeiro semestre de 2023, levando mais de 20.000 pessoas ao Teatro num breve período. 

Petrópolis é a principal cidade da Região Serrana do Estado do Rio, com 278.000 habitantes, sendo uma das principais referências turísticas do Estado e do Brasil. O Teatro Santa Cecília foi construído na década de 50 em conjunto com a Escola de Música Santa Cecília, a primeira de música da cidade, e localiza-se no centro histórico, no coração da cidade. É considerado um importante patrimônio cultural tombado pelo Conselho Municipal de Tombamento Histórico, Cultural e Artístico da cidade de Petrópolis. O projeto de revitalização atentou-se para que todas as características originais do espaço fossem preservadas e sua beleza resgatada, que refletisse seu passado, mas que, atualizado pelo presente, pudesse se perpetuar no futuro. 

O “Projeto de Revitalização” foi inscrito na Lei Estadual de Incentivo à Cultura (Lei do ICMS), à frente da SECEC-RJ, a Secretária de Cultura, Danielle Barros, vem se destacando no fomento à cultura fluminense com o desenvolvimento de projetos e políticas culturais que permitem novos diálogos e facilitem as inter-relações socioculturais, valorizando o mercado, os artistas e a sociedade. 

A fim de contribuir com essas ações, o lançamento do Teatro Imperial incentivará um olhar para toda a região fluminense e seu interior, reforçando o fomento de políticas e recursos destinados à cultura para além da capital, valorizando as manifestações culturais locais, a democratização de acesso, a formação de novas plateias e a circulação de produções artísticas pelo Estado do Rio. Nesse sentido, a ENEL DISTRIBUIÇÃO RIO tornou-se a principal patrocinadora para a realização do projeto. A ENEL DISTRIBUIÇÃO RIO, subsidiária da multinacional italiana Enel, atende 66 municípios do estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com cobertura de uma área de 32.188 km². A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU. 

 

TEATRO IMPERIAL

RUA MARECHAL DEODORO 192 – CENTRO – PETRÓPOLIS – RJ

NATUREZA PRODUÇÕES: PAULO LOPEZ e SABRINA KORGUT