Atriz e escritora Gisela de Castro participa de live no Projeto “Quintas de Aventura”

0
1247

O blog Aventura com Literatura, da Mônica Albertino, promove este mês uma série de encontros com convidados especiais para conversar sobre literatura, autoria, repertório, imagem, escrita, pesquisa, infância e imaginário. Os encontros acontecem no @aventuraliteraria, sempre às 18h.

A próxima convidada do projeto “Quintas de Aventura” é a atriz, produtora e escrito Gisela de Castro. Ela fez licenciatura em biologia, depois virou atriz, produtora, diretora, roteirista, contadora de histórias e agora, escritora e editora. E nesta quinta-feira, dia 23/07, ela conversará comigo sobre literatura, pesquisa e leitura no Instagram da “Aventura com Literatura”, às 18h.

Ano passado Gisela lançou o livro “Um voo sobre as capitais brasileiras”, escrito e produzido por ela e que inaugurou a Zucca Books, sua editora.

A ideia é ler as histórias passeando pelo país: são cinco livros dentro de uma maleta. Eles se encaixam como um quebra-cabeça e para cada região, um ilustrador diferente. Todos foram cortados com faca especial de modo a formarem o mapa do Brasil. Neles ela conta 27 histórias, com personagens variados e conteúdos familiares a cada cidade, sempre sob a ótica da criança, mostrando um pouquinho do Brasil.

A parceira Blooks Livraria, desta vez com o apoio da Zucca Books, fará um sorteio do livro da Gisela de Castro logo após a live, na sua página do Instagram: @blooks . O resultado sai no mesmo dia.

Sobre a autora Gisela de Castro

Graduada em Biologia pela UFRJ, estudou Metodologia do Ensino na Faculdade de Educação da Unicamp. Produtora atuante no Rio de Janeiro, desde 2003 é sócia-fundadora e diretora artística da Zucca Produções. Trabalha como atriz, produtora, diretora, roteirista e contadora de histórias.

Realizou diversos trabalhos com teatro infantil, tendo recebido prêmios por alguns deles, como o Prêmio Zilka Sallaberry e o Prêmio CBTIJ.

É autora contratada pela Agência Riff.

 

Sobre o livro “Um voo sobre as capitais brasileiras”

Vamos pegar a maleta de viagem e passear pelo país. Essa é a proposta da coleção de cinco livros “Um voo sobre as capitais brasileiras”, escrito e produzido por Gisela de Castro que inaugura a Zucca Books, braço literário da Zucca Produções. O projeto gráfico veio da sugestão do amigo Daniel Whitaker e foi desenvolvido pelo designer Sérgio Campante, com a coordenação editorial de Lucas Bandeira de Melo. A autora – que recebeu a Menção Honrosa na categoria Literatura Juvenil no Concurso Internacional de Literatura 2019 da União Brasileira de Escritores do Rio de Janeiro – contou com a valiosa orientação do editor e poeta Carlito Azevedo. Cada livro tem a forma de uma região do país, com artes de diversos ilustradores, misturando desenhos, fotografias, recortes e colagens.

Os livros dividem-se nas cinco regiões do país – Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul – e todos foram cortados com faca especial de modo a formarem o mapa do Brasil, quando unidos, como se fosse um quebra-cabeça. Esse formato permite um contato com a geografia do país de forma lúdica, estimulando o interesse à leitura. A ideia é falar do Brasil com prazer e diversão, interligando a descoberta da leitura ao conteúdo cartográfico, com textos que enriquecerão o vocabulário dos jovens leitores, com jogos de rimas e conteúdos familiares a cada cidade, sempre sob a ótica da criança.

“São textos para serem lidos em família ou na escola. Queremos promover o intercâmbio cultural entre os estudantes, apresentando textos com assuntos do universo das crianças em cada região deste país tão diverso e plural”, explica a autora Gisela de Castro, que comemora 20 anos de carreira na arte – nos palcos e nos livros – como uma otimista empreendedora. O anterior trabalho literário voltado para crianças foi “A asa da borboleta e outras sutilezas”, com ilustrações de Anna Bella Geiger.

Gisela criou “Um voo sobre as capitais brasileiras” com foco na garotada entre 10 e 12 anos, embora seja palatável para os menores lerem junto com professores ou responsáveis. Assim, traçou o projeto com poemas, muitas vezes rimados, para cada uma das 27 capitais brasileiras, em que cada história fala de algum personagem cujo nome começa por uma letra do alfabeto.

Link: https://www.instagram.com/p/CC4dawYp7Ep/?igshid=oh16bnwc7icx