Cabo Frio e Casimiro de Abreu inauguram, nesta sexta-feira (24/11), decoração do Natal Sesc RJ 2023

0
138

As cidades de Cabo Frio e Casimiro de Abreu são algumas das contempladas com o Natal Sesc RJ 2023, que conta com uma programação alusiva repleta de atrações que percorrerá 35 cidades do estado do Rio de Janeiro nos meses de novembro e dezembro, tendo como apoio as prefeituras municipais e os sindicatos varejistas. Os municípios da Região dos Lagos recebem o projeto, nesta sexta-feira (24/11), com a abertura da decoração natalina em pontos importantes da região, além de atrações gratuitas especiais. 

Em Cabo Frio, a Avenida Independência, esquina com a Rua Búzios, no bairro Santo Antônio/ Tamoios, será contemplada com uma árvore de Natal de nove metros de altura, iluminação especial em canteiros e em árvores naturais, e uma peça temática instagramável. Já a Igreja Matriz Histórica ganhará iluminação cênica. 

A Praça São Cristóvão será palco de duas atrações gratuitas. No dia 26/11, às 20h, recebe a apresentação gratuita da Orquestra Rio Villarmônica, formada por talentosos e habilidosos músicos do panorama brasileiro. Através da música, a Rio Villarmônica pretende trazer um sopro de vida e renovar o cenário cultural ao levar a tradicional música dos grandes mestres, mas com a leveza e despojamento que são tão característicos do Rio de Janeiro e de seus moradores. No repertório, obras de Villa-Lobos, Mozart, Bach, Vivaldi e demais grandes nomes da música clássica, tendo como solistas as sopranos Ludmilla Bauerfeldt, Mariana Gomes e Michele Menezes. A orquestra tem direção artística de Tobias Volkmann, e regência em revezamento de Mario Barcelos e Tobias Volkmann. 

E em 09/12, também às 20h, acontece o show gratuito “Natal com Dó Ré Mi e Padre Omar” em uma carreta-palco. O espetáculo, conduzido pelo Padre Omar Raposo, reitor do Santuário Cristo Redentor, na companhia do Grupo Dó Ré Mi, promete emocionar o público com um repertório de canções natalinas. O coral nasceu em uma escola pública do Rio e já participou de shows com grandes nomes da música brasileira, como Milton Nascimento, Daniel, Leila Pinheiro, Danilo Caymmi, Bibi Ferreira, Erika Ender, Simoninha e Mafalda Minnozzi. 

Já em Casimiro de Abreu, a Praça Feliciano Sodré foi o espaço escolhido para abrigar a cenografia do Natal Sesc RJ. O local ganhará uma árvore de Natal de nove metros de altura; iluminação em caramanchão, com microlâmpadas em dois pergolados e em dez árvores naturais; e um ambiente temático instagramável. 

E em 02/12, às 20h, a Praça também será palco do concerto gratuito “Clássicos do Samba”, da Orquestra Solistas do Rio de Janeiro. O evento contará com as participações especiais de Nilze Carvalho, Ana Costa e Dirceu Leite, e levará ao público um repertório em homenagem aos compositores/sambistas Cartola, Noel Rosa e Nelson Cavaquinho. O grupo é regido pelo maestro Rafael Barros Castro e conta com mais de 25 músicos talentosos e atuantes no cenário da música de câmara e sinfônica do Rio de Janeiro. 

“O Natal Sesc RJ 2023 agrega vários sentimentos tais como solidariedade, união, amor ao próximo, e nesse clima encanta moradores e turistas de nossas cidades. Da mesma forma, fomenta o comércio gerando emprego e renda aos municípios. O Natal Sesc RJ aflora os sentimentos natalinos e impulsiona o comércio, tudo em um só evento. Esse envolvimento é muito importante para os municípios, empresários e turistas”, afirma Marcelo Ayres, presidente do Sindicato do Comércio Varejista em Geral de Rio das Ostras, Casimiro de Abreu e Silva Jardim. 

Assim como Cabo Frio e Casimiro de Abreu, os demais municípios também recebem uma programação artística, incluindo concertos de orquestras e solistas, apresentação de corais, cenografia natalina e atividades artísticas diversas, o que provocará intensa movimentação econômica, prevê o presidente do Sistema Fecomércio RJ e Sesc RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior. 

“O Natal Sesc está consolidado no calendário de eventos do Rio de Janeiro porque leva a todas as regiões do estado uma programação artística e de lazer associada a valores como união, solidariedade e esperança, algo muito apreciado pelo público nesse período do ano. Ao mesmo tempo em que encanta os moradores das cidades, o evento atrai turistas e movimenta o comércio, os serviços e toda a cadeia produtiva, gerando emprego, renda e desenvolvimento para o nosso estado”, diz o dirigente. 

A programação completa do Natal Sesc RJ 2023 pode ser conferida no site www.natalsesc.com.br.

 

Natal Lixo Zero em Cabo Frio 

Uma parceria entre o Sesc RJ e o Instituto Fecomércio de Sustentabilidade permitirá realizar o evento sem impactos ao meio ambiente. Ao todo, 25 sensibilizadores ambientais estarão em cinco cidades para representar as regiões do estado: Teresópolis, Cabo Frio, Angra dos Reis, São Gonçalo e Campos. Cooperativas de catadores serão contratados para recolher os resíduos sólidos gerados nos espetáculos. Também haverá campanha sobre educação ambiental e doação de roupas, visando reaproveitamento e reciclagem.

 

Serviço:

Natal Sesc RJ 2023 – Cabo Frio

Abertura da Decoração Natalina: 24/11/2023.

Orquestra Rio Villarmônica: 26/11/2023, às 20h, na Praça São Cristóvão. Grátis.

Show “Natal com Dó Ré Mi e Padre Omar”: 09/12/2023, às 20h, na Praça São Cristóvão. Grátis.

 

Natal Sesc RJ 2023 – Casimiro de Abreu

Abertura da Decoração Natalina: 24/11/2023.

Orquestra Solistas do Rio de Janeiro: 02/12/2023, às 20h, na Praça Feliciano Sodré. Grátis.