Blocos de saúde mental vão agitar os foliões pelas ruas do Rio

0
87

Os blocos carnavalescos Loucura Suburbana, Império Colonial, Tá Pirando, Pirado, Pirou! e Zona Mental começam a desfilar pelas ruas do Rio na sexta-feira (2/2). Com sambas-enredo que envolvem resistência, feminismo, igualdade e luta antimanicomial, os blocos prometem agitar os foliões cariocas este ano, reunindo a comunidade, os pacientes e os profissionais dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) em diferentes regiões da cidade.

Os blocos são formados por usuários, familiares e profissionais da rede de saúde mental da cidade, promovendo inclusão e respeito, dentro da maior festa popular brasileira. Com o brilho e toda a diversidade proporcionada pelo carnaval, os blocos promovem integração dos pacientes com as comunidades, com a vizinhança e com foliões de toda a cidade, além de funcionarem como terapia ocupacional, com oficinas de música, adereços e artesanato.

Em seu oitavo ano de desfile pelas ruas da Zona Oeste, o Zona Mental traz a resistência negra e as raízes do povo brasileiro para o samba-enredo de 2024. O bloco irá cantar a história e a cultura trazida pelos negros, que chegavam no Brasil nos navios tumbeiros, e como o jovem de hoje segue esse legado, na música, na literatura e outras expressões artísticas. Com o enredo “Somos Resistência e Negra é Nossa Consciência”, o bloco abre os desfiles de saúde mental no dia 2 de fevereiro, em Bangu.

Segundo bloco a divertir os cariocas, o Tá Pirando, Pirado, Pirou! vai desfilar no dia 4 de fevereiro, em Botafogo. O enredo deste ano, “Loucas, divinas e maravilhosas: mulheres que mudaram o mundo”, busca exemplos femininos que atuaram em diversas áreas, como música, arte, em lutas contra o racismo, autoritarismo, padrões estéticos e violência manicomial, por exemplo, exaltando o trabalho de grandes personagens históricas.

Enfeitando as ruas da Zona Oeste novamente, o Império Colonial este ano traz como enredo “100 anos de transformação, um ano de folia”, viajando no tempo através da história da saúde mental até hoje. O tema celebra o fim dos manicômios e, principalmente, a possibilidade de ocupar esses espaços como lugares de promoção à saúde,  educação, cultura e liberdade.

O desfile do Império Colonial acontece no dia 6 de fevereiro. Além de falar das transformações dos cuidados da saúde mental com a implementação dos CAPS e das residências terapêuticas como novo modelo assistencial e à luta antimanicomial, o bloco comemora os seus 15 anos animando as ruas de Jacarepaguá.

A alegria da Zona Norte fica por conta do Loucura Suburbana, que celebra a sua história com mais de 20 anos desfilando nas ruas. Com o enredo que fala “O ontem, o hoje e o amanhã”, o bloco vai contar os seus carnavais vividos em conjunto com a história do Engenho de Dentro. Último bloco de saúde mental a alegrar as ruas da cidade, o Loucura Suburbana desfila na região do Engenho de Dentro no dia 8 de fevereiro, tradicionalmente na quinta-feira que antecede o carnaval.

 

Agenda dos blocos:

Zona Mental
Desfile: 2/2, às 16h
Local: Praça Guilherme da Silveira,  Bangu

Tá Pirando, Pirado, Pirou!
Desfile: 4/2, às 14h
Local: Avenida Pasteur, Botafogo

Império Colonial
Desfile: 6/2, às 14h
Local: Rua Simone de Beauvoir, Jacarepaguá

Loucura Suburbana
Desfile: 8/2, às 16h
Local: Instituto Nise da Silveira, Rua Ramiro Magalhães, 521 – Engenho de Dentro