Monobloco comanda o pré-carnaval da Fundição Progresso

0
96

Nos dias 2 e 9 de fevereiro, a Fundição Progresso recebe o Monobloco para os ensaios abertos, com convidados especiais a cada noite. Um dos maiores blocos do carnaval carioca, a bateria com mais de 140 batuqueiros lidera a festa pré-carnaval já tradicional na Casa de Todas as Tribos. 

Nascido em 2000 para resgatar o movimento dos blocos de rua, o Monobloco começou com uma pequena oficina que ensinava batucada, no Rio de Janeiro. Ao final do primeiro ano de vida, fez o seu primeiro desfile na cidade e tornou-se oficialmente um bloco de carnaval. A partir daí, ano após ano, o Monobloco passou a reunir cada vez mais foliões, mudando de itinerário à medida que seu público crescia, arrastando multidões em seus desfiles. 

No dia 2, a festa tem show de abertura de Thais Macedo. Nascida em Macaé, foi criada desde pequena em um ambiente musical e iniciou sua carreira de intérprete cantando em bares e restaurantes. Mergulhou na música como profissão e se tornou referência de mulher empoderada, que traz a musicalidade no sangue, o pagode no coração e o samba no pé. Thaís já dividiu os palcos com artistas consagrados como Teresa Cristina, Roberta Sá, Mart’nália, Zeca Pagodinho, Diogo Nogueira, Jorge Aragão e Xande de Pilares. Nos intervalos, o DJ Marcelinho da Lua comanda a pista. 

Já no dia 9, Pretinho da Serrinha inicia a noite. Um dos nomes mais exaltados da atual cena musical, o produtor, compositor, instrumentista e intérprete vem, há mais de uma década, enfileirando sucessos na voz de diversos cantores e já gravou com artistas como Caetano Veloso, Maria Bethânia, Marisa Monte, Silva, Simone, Zeca Pagodinho, Martinho da Vila, Fundo de Quintal, Sérgio Mendes, Maria Bethânia, Lianne La Havas, Esperanza Spalding, Will I Am (Black Eyed Peas), Kanye West e Queen Latifah, só para citar alguns. Para fechar, o intervalo fica por conta da DJ Nicolle Nandes. 

Atualmente, mais do que um bloco do carnaval de rua, o Monobloco se reafirma como  movimento musical brasileiro colaborativo e formador de percussionistas nas oficinas e workshops que ministra de forma permanente, nas duas cidades onde desfila: Rio de Janeiro e São Paulo, transformando o sentimento de Carnaval em algo perpétuo, para o ano todo. O grupo chega aos 22 anos transformando o indivíduo em coletivo através da música. 

No Carnaval de 2024 o Monobloco terá um novo tema – “Toca esse tambor”- , inspirado na música que o mestre Jorge Aragão compôs para o grupo comandado por Pedro Luís, Celso Alvim, C.A.Ferrari e Sidon Silva. Mestre de bateria, Celso Alvim conta mais: “Os batuqueiros do Monobloco estão na maior expectativa, depois de trabalharem o ano inteiro nas oficinas, desde maio. Vamos fazer uma homenagem especial ao Jorge Aragão, que nos presenteou com uma música que lançaremos no Carnaval”.

Verão na Fundição: A Casa de Todas as Tribos e Ritmos apresenta a temporada mais quente do ano entre dezembro e março, com shows de Nando Reis, Luedji Luna, Rico Dalasam, Zudizilla, Djonga, Buchecha, Deize Tigrona, Carrossel de Emoções, DJ Tubarão, DJ Goranmo, Samba Independente dos Bons Costumes, Samba de Caboclo, ensaios abertos do Monobloco e Céu na Terra, desfile do Carioca da Gema, Baile Sinfônico com Monobloco e Orquestra Petrobras Sinfônica e muito mais, além de toda a programação especial dos grupos do Centro Cultural Fundição Progresso.

 


Serviço:
Ensaio do Monobloco- Bateria Completa
ARENA
Evento: Ensaio do Monobloco com Bateria Completa
Palco: Arena
Data:  02 e 09 de fevereiro de 2024
Local: Fundição Progresso (Rua dos Arcos, 24 – Lapa – Rio de Janeiro)
Abertura da casa: 21h30
Ticketeira: Ingresse
Informações e venda de ingressos: www.fundicaoprogresso.com.br
Classificação etária: 18 anos