Escola de samba Souza Soares, de Niterói, comemora 60 anos e coroa Benny Briolly como rainha de bateria

0
134

A Escola de Samba Souza Soares, de Santa Rosa, Niterói, completa 60 anos este mês. Para comemorar, a diretoria programou uma grande festa, com entrada gratuita, que vai animar a quadra em 29 de outubro (domingo), a partir das 14h. Neste mesmo dia, Benny Briolly será coroada rainha de bateria, data também de celebração de seu aniversário, e o público conhecerá o samba-enredo do carnaval 2024: “Mãe Natureza, mais que Princesa, Òsún é Fertilidade e Realeza”. Entre as atrações musicais do evento estão o Samba das Trabalhadoras com Andrea Beat, Anna Brandão e Monica Mac e a Roda de Samba Gegê Fernandes.

Com muitos ensaios e samba no pé, a vereadora de Niterói Benny Briolly já começou a se preparar para estar à frente da bateria Couro Esticado. “Comemorar meu aniversário junto da minha coroação não tem preço. Enquanto travesti, mulher,  preta, favelada, de Àṣẹ e niteroiense, estar no samba e aquilombando minhas raízes faz parte não só da minha trajetória, como da minha ancestralidade. Faço questão de lembrar que a primeira rainha de escola de samba no Brasil foi a travesti Eloína dos Leopardos, em 1976. É em nome dela e entre tantas outras que estarei na avenida! O samba é a nossa maior arma de sobrevivência, é uma pedagogia de saber popular e de resistência”, diz a parlamentar, primeira travesti eleita no estado do Rio.

O diretor de carnaval Fernando Araújo conta que a Souza Soares pediu licença e permissão à entidade do candomblé para contar um pouco da sua história. “O enredo surgiu como por um acaso. O presidente da escola, Iran Robinson, estava de férias em Lumiar, Nova Friburgo, e visitou uma cachoeira conhecida como Encontro dos Rios. Nesse momento de reflexão com as águas correntes teve a ideia de falar sobre Òsún, rainha das águas doce, especialmente nas águas da fertilidade que fazem a vida nascer, crescer e florescer. Passou a ideia ao carnavalesco da escola Flavinho Nunes, que de imediato se encantou e abraçou o enredo. Assim surgiu o enredo: Mãe Natureza, mais que Princesa, Òsún é Fertilidade e Realeza.

SERVIÇO:

DATA: 29/10/2023 (Domingo)

LOCAL: Travessa Lions Club, 37 – Santa Rosa, Niterói (Quadra da Souza Soares)

HORÁRIO: A partir das 14h

ATRAÇÕES: Bateria e segmentos da Souza Soares, Roda de Samba Gegê Fernandes e Samba das Trabalhadoras com Andrea Beat, Anna Brandão e Monica Mac.

ENTRADA FRANCA