Exposição “O Carnaval que ninguém vê”, em cartaz na Biblioteca Parque Estadual

0
451

“O Carnaval que Ninguém Vê: O Encanto da Arte Fotográfica na Marquês de Sapucaí”, idealizada pelo fotógrafo italiano Riccardo Giovanni, e produzida pela I LOVE RIO, está em cartaz na Biblioteca Parque Estadual , no centro do Rio , até o dia 28 de fevereiro, das 10h às 17h. O evento conta com apoio da agência cultural Pronto RJ  e Assessoria de Imprensa de Enildo Viola.A exposição conta com 50 painéis de grande porte, no qual o artista apresenta técnicas monocromáticas com as cores das escolas de samba, realçando os detalhes que “ninguém vê”.
Desenvolvido ao longo de 8 anos, a obra visa exibir momentos dos desfiles sob uma visão detalhada, intimista e às vezes, surreal. O objetivo será também o reposicionamento da imagem dos desfiles do Carnaval como objeto de arte de alto nível estético.

Além de personagens anônimos, o visitante poderá conferir imagens de artistas como, por exemplo, Claudia Raia e Paola Oliveira.         

Com início em 2023 e prevista para aparecer internacionalmente, a exposição “O Carnaval que Ninguém Vê” insere-se em um contexto mais amplo de trabalho que visa divulgar globalmente a beleza e a riqueza da cultura carioca.                              


SOBRE O FOTÓGRAFO

Formado em Economia e Engenharia, mas com muitos anos de experiência fotográfica, Riccardo Giovanni é o arquiteto do I LOVE RIO, uma obra dedicada à vida e à cultura do Rio de Janeiro, cidade e estado. Em 2016 o I LOVE RIO foi inaugurado no Cristo Redentor e incluído na “Tabela de Medalhas” da revista Rio Economia.

Em 2017 publicou “Think Rio” um livro em inglês de 400 páginas sobre a cultura carioca e fluminense. Em 2018, foi agraciado com a Medalha Tiradentes pelo trabalho executado no I LOVE RIO. Em 2019 recebeu o Prêmio Plumas e Paetês Cultural, na categoria especial “Inovação em Carnaval”.

Atualmente, Riccardo faz parte do Conselho Empresarial de Assuntos Culturais da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ). 

SERVIÇO:

Exposição “O Carnaval que ninguém vê”
Quando: até 28 de fevereiro
Horário:  10h às 17h
Local: Biblioteca Parque Estadual
Endereço:  Avenida Presidente Vargas , 1261 – Centro – Rio de Janeiro.
Classificação: Livre