Centro Cultural Arte Sesc recebe o artista visual Miguel Afa para sessões de bate-papo e oficinas

0
242

O Centro Cultural Arte Sesc, no Flamengo, Zona Sul do Rio, recebe ao longo de abril o artista visual Miguel Afa para uma série de atividades artístico-pedagógicas. A convite do Ocupação, programa educativo do Sesc RJ, Afa vai realizar sessões de bate-papo e oferecer oficinas em que propõe uma reflexão sobre as relações entre a sua produção e trajetória e a do artista visual Emanoel Araújo, falecido em 2022, grande expoente das Artes Visuais no País. A programação é gratuita. 

No dia 8 de abril, às 16h, Afa vai realizar um bate-papo com a temática “Visitar e produzir a partir de nossas memórias é se apropriar da nossa história”. A partir dessa afirmação, ele propõe a investigação de inventários, lembranças e afetos como estratégia poética que desafia a visão eurocêntrica nas artes. 

Já no dia 15 de abril, às 16h, vai falar sobre “Emanoel Araújo e Miguel Afa: cruzamentos e existências”, em que propõe um bate-papo sobre de que forma o movimento de re(conexão) com a ancestralidade promove uma diversidade nas produções na visualidade de suas obras e pontos de aproximação com a produção de Araújo. 

Afa também vai oferecer oficinas de monotipias, em que relaciona o seu processo de trabalho com as serigrafias do Emanoel Araújo. A oficina aborda as diversas formas de criação, através da diversidade de técnicas, que envolvem o processo de gravação/transferência de imagens na produção artística de ambos. O processo de experimentação é incentivado na realização das oficinas. 

As oficinas vão acontecer nos dias 5, 6, 12 e 13 de abril, das 15h às 16h e das 17h às 18h; e nos dias 8 e 15 de abril, das 14h às 15h e das 17h às 18h. Os agendamentos de grupos escolares podem ser feitos pelo e-mail [email protected]. Mais informações no site do Sesc RJ (www.sescrio.org.br). 

 

SERVIÇO

Ocupação do Educativo Arte Sesc – Miguel Afa

Espaço Cultural Arte Sesc: Rua Marquês de Abrantes 99, Flamengo – Rio de Janeiro

Data: 1 a 15 de abril

Local: Galeria (1º andar)

Entrada franca