Companhia Xirê chega ao Rio  com o espetáculo de dança para crianças ‘Dingling’

0
187

Em comemoração aos seus 20 anos, a Cia Xirê estreia ‘Dingling’, um espetáculo de dança destinado a crianças de 3 a 6 anos. A apresentação começou em Pernambuco e agora, no Rio de Janeiro, se apresenta nos dias 18 e 19 de novembro, às 16h no Teatro Angel Vianna, no Centro Coreográfico do Rio de Janeiro. Até o final de novembro de 2023, o espetáculo passa também por São Paulo e outros locais do Rio. As apresentações são gratuitas.

Dirigido por Norberto Presta e produzido a convite do teatro oficial alemão, Landesbühne Niedersaxen Nord, na cidade de Wilhemshaven, o espetáculo convida o público infantil para imergir no mundo das coisas e dos seres. Durante a performance de Andrea Elias, “Dingling” provoca alegrias e surpresas à medida que as crianças colocam seus olhares e suas atenções sobre ele/ela, “essa coisinha”, como é chamado. 

Norberto, diretor de Dingling, conta que a proposta cria um espaço de apreciação artística através de uma ação dançada ideal para as crianças: É um espetáculo que se realiza mais na cabeça e no corpo do público que no espaço dançado. “Dingling” move os corpos e a imaginação, mostra um corpo humano transformando-se. Nesta proposta, a própria criação é compartilhada com o público, recupera-se o jogo como possibilidade de relação entre os corpos”.

O projeto convida as crianças para uma experiência imersiva nunca vista pelo público infantil. Como performer e criadora do espetáculo, Andrea Elias compartilha que Dingling “É uma experiência simples, em sua forma, e, ao mesmo tempo, complexa no que propõe. O que posso afirmar é que quando acaba a performance sempre sinto como se eu fosse a pessoa mais sortuda do mundo, por ganhar a vida dançando com crianças.”

Além da apresentação no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro, nos dias 18 e 19 de novembro, “Dingling” realizou apresentações em São Paulo, nos dias 27 e 28 de outubro, e em Campinas, no dia 2 de novembro. O projeto também convida as crianças para uma experiência diferenciada e faz apresentações para escolas durante a programação. Gratuito, a Cia Xirê garante 10% dos ingressos para público portador de deficiência, crianças e/ou genitores. 

A Cia de Dança Teatro Xirê, fundada há 20 anos, na sala do Centro Cultural Municipal José Bonifácio, na Gamboa, tem como objetivo imergir na potência da dança na educação e na vida. 

Desde sua criação a Cia Xirê tem contado com a participação de estimados profissionais que investem no projeto dando-lhe credibilidade e permitindo sua materialização. Os espetáculos da Cia circulam em continuidade pelo Brasil e em países do exterior. Intrínseco aos projetos artísticos, a Cia desenvolve os projetos pedagógicos: o workshop “Do Jogo pra Dança”; a exposição interativa “Pode Mexer!”; e a caixa “Cadê a Dança?”.


Teaser: https://www.youtube.com/watch?v=KVB78yf21RY&t=4s 


Ficha Técnica:

Concepção: Andrea Elias e Norberto Presta

Coreografia e performance: Andrea Elias

Direção e concepção cenográfica: Norberto Presta

Trilha Sonora Original: Erich A. Radke

Assessoramento Dramatúrgico: Anna-Lena Rodhe

Figurino: Carla Ferraz

Costureira: Ateliê das Meninas

Cenotécnica Brasil: Derô Martín

Cenotécnica Alemanha: Larissa Gund e Jule Dohrn-van Rossum

Fotos: Alex Biewer

Produção Executiva: Aloisio Antunes e Tânia Ikeoka

Produção: Trânsito Produções Culturais

Co-produção: Landesbühne Niedersachsen Nord

Realização: Trânsito Produções │Fomento à Cultura Carioca 2022 │Prefeitura do Rio –

Culturas │ Funarte │Ministério da Cultura

Projeto contemplado pelo Prêmio Funarte de Circulação e Difusão da Dança 2022

Projeto da Cia de Dança Teatro Xirê

 

Serviço

 “Dingling” no Rio de Janeiro

GRATUITO

Data: 18 e  19 de novembro

Horários e sessões: 16h 

Local: Teatro Angel Vianna – Centro Coreográfico do Rio de Janeiro 

Endereço: Tv. José Higino, 115 – Tijuca


Programação aberta ao público:


18 e 19 de novembro

Teatro Angel Vianna – Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro – Rio de Janeiro / RJ

Sessão: 16h 

 

Programação focada para escolas: 


17  de novembro

Teatro Angel Vianna – Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro – Rio de Janeiro / RJ

Sessão: 14h 


22 de novembro

Arena Fernando Torres – Madureira / RJ

Sessão: 10h