Consciências: Filósofo Renato Noguera é o próximo convidado do projeto de educação antirracista do Sesc RJ

0
156

O professor, pesquisador e filósofo Renato Noguera é o próximo convidado do projeto Consciências, do Sesc RJ, que busca combater o racismo por meio de programações multilinguagem. Ele vai apresentar, nesta quinta-feira (22/6), às 14h, uma palestra sobre amor e afeto na perspectiva africana. A atividade acontece no auditório da sede do Sesc RJ (Rua Marquês de Abrantes 99 – Flamengo) e tem entrada franca. 

A partir de estudos de filosofias africana, ocidental, psicanálise, psicologia e neurociência, o filósofo vai discutir as configurações do amor partindo dos contos de fadas e analisando algumas raízes da fantasia romântica. O objetivo da palestra é estabelecer um diálogo em torno das diferenças entre as dinâmicas do amor romântico e do amor confluente. 

Renato Noguera é professor do Departamento de Educação e Sociedade (DES), do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEDUC) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Também é pesquisador do Laboratório de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (LEAFRO) e coordena o Grupo de Pesquisa Afroperspectivas, Saberes e Infâncias (AFROSIN). É doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). 

O professor está envolvido com alguns projetos de pesquisa, como O que as crianças pensam sobre a escola: imagens, palavras e infâncias na Educação Infantil e no Ensino Fundamental e Modernidade na perspectiva da Crítica da Razão Negra. Ele ainda coordena o projeto de extensão Brinquedoteca Pedagoginga. Noguera também é autor, roteirista e consultor.

 

Projeto Consciências

Iniciado no ano passado, o Projeto Consciências promove a discussão e a reflexão acerca das temáticas e problemáticas relacionadas à questão de raça e o racismo estrutural brasileiro, por meio de programações educativas contínuas nas unidades do Sesc RJ, promovendo a educação antirracista. Desde abril, o projeto já recebeu palestras da professora, pesquisadora e ex-ministra da Igualdade Racial Nilma Lino Gomes e da advogada criminalista e influencer Fayda Belo.

 

Serviço

Projeto Consciências – Palestra do filósofo Renato Noguera

Data: 22/06/2023, às 14h

Sede do Sesc RJ (Rua Marquês de Abrantes 99 – Flamengo – Rio de Janeiro)

Entrada franca

Sujeito à lotação