Coro de Ópera, histórias e aspectos musicais na Campanha #AulaEmCasa – Theatro Municipal do Rio de Janeiro

0
723

Na próxima segunda, dia 10 de agosto, o maestro titular do Coro do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Jésus Figueiredo, participa da Campanha # AulaEmCasa, com patrocínio Ouro Vale e Petrobras, que reúne os especialistas do Municipal para dar aulas on-line sobre assuntos variados. A live começa às 14h, no Facebook do Theatro (https://www.facebook.com/theatro.municipal.3/).

Com o tema “Coro de ópera, história e aspectos musicais” serão abordados diversos tópicos, começando pelas origens da música cantada em coro, o desenvolvimento do canto, passando por questões como a multi-vocalização, a independência das vozes, a percepção do som no espaço tridimensional, o coro no período renascentista chegando até as transformações do coro no período barroco e o surgimento da ópera de hoje. Em outra parte da aula, o maestro vai abordar o coro de ópera no período clássico e romântico com seus principais compositores e respectivas características Lembrando que o público pode participar fazendo perguntas, ao vivo.

Aproveite para ampliar o seu conhecimento com a Campanha #AulaEmCasa.

Jésus Figueiredo é atualmente Maestro Titular do Coro do Theatro Municipal do Rio de Janeiro (TMRJ), onde trabalhando ininterruptamente desde 1999, e atua também junto a Orquestra Sinfônica do TMRJ na preparação de Óperas, dirigindo concertos e na regência de Balés. É também Regente Titular dos Coros e Diretor Musical da Associação Canto Coral (RJ), instituição fundada em 1941 pela insigne maestrina e musicóloga Cleofe Person de Mattos, e a qual teve como incentivador e patrono o maestro Heitor Villa-Lobos.É bacharel em Regência, em Órgão de Tubos e Mestre em Acústica Musical com a dissertação “AFINAÇÃO CORAL A CAPELA – Uma Abordagem Acústica Musical” pela Escola de Música da UFRJ, onde em diferentes períodos foi Professor Substituto de Regência, Prática Orquestral, Canto Coral e Regência de Banda Sinfônica. Ministrou também até 2016, aulas de Análise Musical, Harmonia, Canto Coral e Regência no curso de música na Universidade de Barra Mansa, no interior do Estado do Rio, e atualmente faz parte do quadro de professores da pós-graduação do Conservatório Brasileiro de Música. Além disso, acrescentou seus estudos de órgão com Gregory Hand da Universidade de Iowa (EUA), e em regência de orquestra com Kurt Masur em 2007. Já regeu diversas orquestras no Brasil e na Argentina como a Orquestra de Câmara do Amazonas, Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, Orquestra Filarmônica do Ceará, Orquestra de Câmara da Associação de Canto Coral, Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, Orquestra Acadêmica do Teatro Colón de Buenos Aires, Orquestra da Universidade Nacional de Cuyos (Argentina), Orquestra da Ópera de San Juan (Argentina), Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro, Orquestra Sinfônica da UFRJ, Orquestra Sinfônica Nacional (UFF), Orquestra Sinfônica Brasileira, e Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Nos últimos anos regeu várias óperas: Orfeo de Monteverdi, O Chalaça de Francisco Mignone, La Tragedie de Carmen de Peter Brook / G. Bizet, L’elisir d’amore de G. Donizetti, Orfeo de C.W. Gluck, Il Maestro di Musica de G. B. Pergolesi, Dido e Eneas de Henry Purcell e Rei Arthur de Henry Purcell, espetáculo este classificado pelo jornal “O Globo” como um dos melhores daquele ano. Em 2019, estreou no Brasil em forma de ópera o Oratório Theodora, de G.F. Handel, com a Orquestra e Camerata Vocal da Associação de Canto Coral, gravado ao vivo pela Rádio Mec e pela TV Brasil. Além das óperas, vem se dedicando também aos Balés, e sobre sua regência já dançaram a Cia Brasileira de Balé, a Escola do Teatro Bolshoi do Brasil e o Balé do Theatro Municipal do Rio de Janeiro em títulos como Les Sylphides (2007 e 2018) de Chopin, O Quebra-Nozes (2007, 2012-2013) de Tchaikovsky, Copéllia (2008 e 2012) de Leo Delibes, Don Quixote (2010) de Minkus, Catulli Carmina (2014) de Carl Orff, Le Spectre de la Rose (2018) de C.M von Weber e Raymonda (2018) de A. Glazunov. Além de ter preparado a Orquestra Sinfônica que acompanhou em 2011 e 2012 as temporadas cariocas respectivamente do Balé Kirov de São Petersburgo (Rússia), com O Lago dos Cisnes, e do Balé do Alla Scala de Milão (Itália), com Giselle. Tem conduzido diversos concertos com coro e orquestra como Petit Messe Solennelle de G. Rossini, Messa di Gloria de G. Puccini, Stabat Mater de T. Traetta, Stabat Mater de G. Verdi, Te Deum de G. Verdi, e outras obras de compositores brasileiros como Matinas da Ressurreição de José Maurício Nunes Garcia, Matinas do Natal de José Nunes Garcia e Vésperas do Sábado Santo de Manoel Dias de Oliveira. Na temporada de 2019, em parceria com a Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro dirigiu as obras Gloria, de A. Vivaldi, trechos do Oratório Messias de G.F. Handel, e ainda a Cantata de Natal de Ricado Tacuchian com o coro de 150 vozes da Associação de Canto Coral no Theatro Muncipal do Rio de Janeiro. Em 2020, durante a pandemia, tem liderado a equipe da Associação de Canto Coral num intenso trabalho de adaptação e inovação mediante a nova realidade, através da implementação de metodologias de ensaios e aulas on-line, e do fortalecimento das mídias sociais, sobre tudo o Canal de YouTube, voltado tanto para difusão de concertos realizados anteriormente como novos conteúdos. E no Theatro Municipal tem colaborado na organização do protocolo de segurança e com a equipe artística para a criação de novos caminhos para a produção do corpo artístico.

 

Serviço:

Campanha #AulaEmCasa com o maestro titular do Coro do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Jésus Figueiredo em “Coro de Ópera, história e aspectos musicais”

Data: 10 de agosto – segunda-feira

Live /aula on-line às 14h

Plataforma: Facebook – https://www.facebook.com/theatro.municipal.3/

Patrocínio Ouro @valenobrasil e @petrobras