“Cotidiano em movimento” traz artistas de diversas regiões do país para mostra no Centro Cultural do Correios

0
128

O Centro Cultural do Correios do Rio de Janeiro inaugura na terça-feira, dia 19 de dezembro, a segunda etapa da exposição “Caleidoscópio: O cotidiano em movimento”. No projeto que busca explorar as múltiplas facetas do dia a dia por meio de vídeo-arte, 20 artistas de sete estados brasileiros oferecem ao público uma imersão visual e emocional na essência de suas narrativas. Dividida em três etapas ao longo de seis meses, cada uma delas traz um novo grupo de artistas, permitindo diferentes perspectivas sobre o tema central. A video-arte é uma forma de expressão artística que combina elementos do cinema, das artes visuais e da performance em uma única mídia. A mostra fica em cartaz até 17 de fevereiro e tem a curadoria de Cota Azevedo e Amanda Leite.

 O projeto é dividido em três momentos: “Revelações cotidianas” que já foi apresentado ao público e contou com uma roda de conversa entre artistas, curadoras e visitantes, na sequência inaugura “Cotidiano em transformação” e “Entrelinhas do Cotidiano”. Para a curadoria, a segunda edição da mostra Caleidoscópio em movimento trata de questões de extrema pertinência para a contemporaneidade. “Desde as mudanças climáticas, as transformações nos grandes centros urbanos, nos territórios indígenas e zonas rurais, como também as poéticas cotidianas, as subjetividades, a fabulação do Eu. Estamos felizes em receber trabalhos de todo o Brasil. Cada vez mais essa mostra fortalece o encontro entre artistas e público com diferentes interesses e repertório para, a partir da videoarte, fomentar diálogos, sensibilizar a reflexão diante temas tão necessários”, avalia Amanda Leite, curadora da mostra.

A coletiva conta com o trabalho de artistas do Rio de Janeiro, São Paulo, Pará, Santa Catarina, Distrito Federal, Rio Grande do Sul e do Mato Grosso. “Ampliamos a temática do cotidiano e passamos a explorar as ‘transformações’, as mudanças socioeconômicas em sua esfera micro e macro que impactam nossa vida diária. Os artistas convidados enfrentam o desafio de refletir sobre essas transformações, expressando suas visões por meio de vídeos de arte experimental. As narrativas visuais revelam as adaptações e desafios cotidianos, abordando temas cruciais como urbanização, tecnologia, sustentabilidade, globalização e interconectividade. É um convite aos espectadores para participarem dessa experiência, refletindo sobre seus papéis nesse cenário dinâmico e explorando novas formas de interação e coexistência”, revela a curadora Cota Azevedo.

 

SERVIÇO: 

Exposição CINE ARTE Caleidoscópio – Cotidiano em movimento 

Local: Centro Cultural Correios RJ (Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro, Rio de Janeiro – RJ)

Cotidiano em Transformação – Galerias I e II – 3º andar

Abertura data e hora: 19 de dezembro às 15 horas 

Visitação: 19 de  dezembro até 17 de fevereiro de 2023

Horário: Terça a sábado, das 12h às 19h

Entrada: Gratuita

Classificação Indicativa: 16 anos

Informações: (21) 3088-3001/

E-mail: [email protected]

 

Artistas participantes:

Alessandra Vieira (RJ)

Ana Beatriz Acioli (RJ)

Bianca Dantas (PA)

Carolina Raphael (RJ)

Davina Marques (SP)

Fefo Villa Real (SP)

Fernando Abbade (RJ)

J Paz (Julio da Paz) (SP)

Liane Roditi (RJ)

Lucas Flygare (SC)

Luisa Maciel (BA)

Luiz Cavalheiros (RJ)

Mari Gemma Cruz (MT)

Míriam Ramalho (RJ)

Nanda Costa (RJ)

Roberta Barbosa (RJ)

Sílvio Moreira (RJ)

Taynan Manosso (SC)

Tuca Chicale Galvan (SP)

Valéria Oliveira (RJ)

Viviane Cardell (DF)