Macaé – Alunos, professores e voluntários se unem para produzir máscaras

0
665

A robótica também está sendo aliada na prevenção à pandemia da Covid-19. Integrantes do programa #InovareAprender e a comunidade estão produzindo a máscara protetora facial (Face Shield). O equipamento de segurança individual será utilizado para contribuir na atuação dos profissionais da saúde de Macaé, que estão na linha de frente no combate ao novo coronavírus. A produção acontece no LabInovar, que funciona na Cidade Universitária. A ação, intitulada “Makers contra Covid”, se soma a outras medidas adotadas pela Prefeitura de Macaé neste período de quarentena.

Com a expectativa de produzir mais de três mil máscaras escudo, os materiais estão sendo feitos por estudantes da rede municipal, universitários, e voluntários (como servidores públicos e membros da comunidade). Depois de prontos, os protetores estão sendo entregues à Secretaria de Saúde de Macaé para uso dos servidores que trabalham em espaços como Hospital Público de Macaé e o Centro de Triagem do Paciente com Coronavírus.

A produção conta com auxílio de impressoras 3D e cortadoras a laser. O material utilizado é acetato 0.5 mm e o filamento PETG. A idealizadora do programa e designer educacional, Luemy Ávila, destacou que a produção segue as recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “Os participantes são alunos dos polos Macaé da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal Fluminense (UFF) e Instituto Federal Fluminense (IFF). Eles se revezam diariamente na produção de protetores faciais-escudo, que são considerados equipamentos de proteção individual essenciais para os profissionais da saúde”, pontuou.

População pode doar matéria prima

Para agilizar o trabalho e evitar aglomeração, a maior parte dos voluntários também está produzindo as máscaras em casa e encaminhando para o laboratório para montagem final. A fabricação também conta com a parceria de algumas empresas da região. Quem quiser contribuir com matéria prima, o acetato 0.5mm, pode doar no laboratório, que funciona no térreo da Cidade Universitária, localizada à rua Aloísio da Silva Gomes, 50, bairro Granja dos Cavaleiros. Ou fazer contato pelo telefone (22) 9811-85495.

O #InovareAprender é uma parceria da Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação e Secretaria de Ciência e Tecnologia. Macaé é reconhecida como uma das cidades que mais cresce no estado do Rio de Janeiro na área da robótica educacional. O #InovareAprender ganhou reconhecimento por ser o ambiente dos makerspace, laboratório voltado para criatividade, tecnologia, ciência e inovação. A rede municipal conta com estações de robótica, que integram diretamente três mil estudantes.