Cultura do Estado celebra audiovisual brasileiro no Festival de Cinema de Vassouras

0
315

A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Sececrj) e o Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro (MIS RJ) vão marcar presença na segunda edição do Festival de Cinema de Vassouras. A parceria entre as duas instituições vai garantir uma programação especial e gratuita ao público, com exibição de filmes e rodas de conversa. O Festival acontece entre os dias 16 e 24 de junho, no Centro de Convenções General Sombra.

“A nossa gestão tem um olhar especial para o audiovisual. Fomentamos mais de 800 projetos deste segmento nos últimos três anos, com investimento de mais de 70 milhões entre editais e Lei de Incentivo à Cultura, como o próprio Festival de Vassouras. Agora, vamos começar a operacionalizar a Lei Paulo Gustavo, que vai garantir fomento de quase R$ 140 milhões. É o verdadeiro sentido de cultura mais presente na vida de todos”, afirma a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros.

A mostra especial montada para o público vai contar com filmes que fazem parte do acervo audiovisual do MIS e outras obras escolhidas pela Sececrj, através da Superintendência de Audiovisual e do Cineclube Zezé Motta. A agenda ainda será preenchida com debates e a presença de convidados, promovendo a troca de ideias com quem estiver presente ao evento. Uma pérola do acervo do museu, o filme “O Rei do Samba”, uma homenagem à obra do instrumentista, compositor e sambista Sinhô, estará entre as películas exibidas.

“Estivemos presentes na primeira edição, em 2022, e reafirmamos o compromisso da parceria para este ano com Bruno Saglia, idealizador do Festival de Cinema de Vassouras, no Vale do Café, para celebrar a produção cinematográfica brasileira e democratizar o acesso à cultura em todo o estado do Rio de Janeiro. O MIS participará da Mostra Especial e também, levando para o Painel de Debates, importantes cineastas cariocas como Cavi Borges e Emilio Domingos, e suas produções”, explica o presidente do MIS RJ, Cesar Miranda Ribeiro.

O Festival de Cinema de Vassouras, no Vale do Café, de 16 a 24 de junho, terá mostras competitivas de filmes, entrega de troféus, participação de renomados artistas, cineastas, produtores e o público, em conexão e celebração com a sétima arte.


Serviço

Festival de Cinema de Vassouras, no Vale do Café – Programação MIS RJ e Cineclube Zezé Motta (Sececrj). Aberto ao público, entrada gratuita, mediante capacidade local.

Local: Centro de Convenções General Sombra – Vassouras – Rio de Janeiro

– Data: 17/6/23 às 12h – Sessão MIS RJ

Filme: “Não sei quantas almas tenho”, longa-metragem de Cavi Borges. Classificação 14 anos. Capacidade: 1.000 pessoas


– Data: 17/6/23 às 18h – Palco Talk Show

Cine aspectos recebe MIS RJ e SECEC RJ para debate sobre os impactos da Lei Paulo Gustavo no audiovisual fluminense. Capacidade: 70 pessoas


– Data: 18/6/23 às 12h – Sessão MIS RJ

Filme: “O senhor do trem”, curta-metragem de Aída Queiroz e Cesar Coelho.

Filme: “A cabana e suas histórias”, curta-metragem literário de Danielle Fritzen.

Painel Cineclube Zezé Motta

Raphael Moreira- Superintendente de Audiovisual da SECEC RJ

Danielle Fritzen – escritora e atriz

Renato Badeco- Músico

Mona Vilardo- Gerente Cultural MIS RJ

Classificação 10 anos. Capacidade: 1.000 pessoas


– Data: 19/6/23 às 12h – Sessão MIS RJ

Filme: “Refugiados- A vida de Popole Misenga”, documentário de Cavi Borges.

Filme: “Rafaela Silva”, curta-metragem de Cavi Borges

Painel com Cavi Borges – Diretor, produtor e distribuidor

Cesar Miranda Ribeiro – Presidente do MIS RJ

Classificação 14 anos. Capacidade: 1.000 pessoas


– Data: 20/6/23 às 12h – Sessão MIS RJ

Filme: “A batalha do passinho- o filme”, documentário de Emílio Domingos

Painel com Emílio Domingos– Diretor

Cesar Miranda Ribeiro- Presidente do MIS RJ

Classificação 14 anos. Capacidade: 1.000 pessoas


– Data: 21/6/23 às 12h – Sessão MIS RJ

Filme: “Eu sou um samba”, curta-metragem de Cavi Borges

Filme: “Independentes do Carnaval – Ranchos Carnavalescos”, direção Rodrigo Moares

Filme: “O Rei do Samba”, homenagem ao sambista Sinhô, a última produção de Carmen Santos em 1952, com direção de Luiz de Barros.

Classificação 14 anos. Capacidade: 1.000 pessoas


– Data: 22/6/23 às 12h – Sessão MIS RJ

Filme: “Funk Brasil”, longa-metragem de Cavi Borges, Luciano Vidigal e Marcelo Gularte

Classificação 14 anos. Capacidade: 1.000 pessoas

 

Sobre o Festival

Após uma bem-sucedida estreia, em 2022, o Festival de Cinema de Vassouras – no Vale do Café, chega à segunda edição com a expectativa de fazer ainda mais história e causar progressivo impacto na indústria audiovisual, além ampliar a visibilidade do Centro-Sul Fluminense entre os dias 16 a 24 de junho.  

Idealizado e dirigido pelos irmãos Bruno Saglia e Jane Saglia, com realização da SG CompanyFilmes, patrocínio da Light, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro e da Univassouras, o evento pioneiro na região se tornou um case de sucesso em sua primeira edição e se solidifica contando ainda com a participação da Secretaria de Turismo do Governo do Estado do Rio de Janeiro (SETUR).

Além do ingresso através do Sympla (https://www.sympla.com.br/produtor/festivaldecinemadevassouras), estão sendo distribuídos 30 mil passaportes em diversos locais de Vassouras, para que o público possa assistir a qualquer sessão da programação, exceto talk shows. Basta chegar com 30 minutos de antecedência e apresentar o seu passaporte.