Dança Contemporânea – Espaço Tápias inicia o mês de julho com dois espetáculos diferentes

0
164

No primeiro fim de semana de julho, o público ávido por dança contemporânea poderá assistir dois espetáculos no mesmo dia, na Sala Maria Thereza Tápias, Barra da Tijuca. A ocupação Interseção – ReFerência em Artes apresenta “O Azul do céu me indetermina” e “Manifesto – Ato 1 Sou, Somos” – sábado (1º) e domingo (2), a partir das 20h.

 

SOBRE OS ESPETÁCULOS 

Programa #1: “O Azul do Céu me Indetermina”

Renata Versiani mostra visceralidade que atravessa os movimentos clássicos e encontra uma realização mais plena, mais assentada, no voo contemporâneo que empreende há alguns anos.

 “O Azul do Céu me Indetermina” revela através da dança a intimidade do poeta Manoel de Barros com as coisas da terra, com os cheiros e hálitos que marcaram sua infância, e que se traduzem com imensa simplicidade nos poemas do Livro das Ignorãças, que são a base para as descobertas coreográficas que Flávia Tápias transforma, por meio do corpo de Renata, também intérprete/criadora, numa narrativa imprecisa, fluida, aparentemente solta; onde o movimento conta histórias em seu percurso, ao mesmo tempo em que suscita reações individuais e únicas do público para as situações propostas em a cena. 

Ficha Técnica – “O Azul do Céu me indetermina”

· Realização e Produção: Referência em Artes Produções Culturais LTDA

· Concepção e Coreografia: Flavia Tápias

· Intérprete Criadora: Renata Versiani

· Assistente de direção/ensaiadora/ operação técnica: Fernanda Cavalcanti

 · Duração:18 minutos

 

Programa #2: “MANIFESTO – Ato 1 Sou, Somos”

Para se perceber como indivíduo dentro de um coletivo. Para perceber suas fragilidades e potências. Para se esvaziar e se lançar. “Sou, Somos” é o primeiro dos 10 atos do projeto de dança “MANIFESTO do que fica, quero essência”, criado pela Referência e Arte, de Fernanda Cavalcanti e Renata Versiani. Espetáculo multidisciplinar e livre, reúne dança, audiovisual e poesia, além da possibilidade de ganhar novos formatos a cada temporada.

 

Ficha Técnica – “Manifesto” – Ato 1 Sou, Somos”

 · Realização e Produção: Referencia em artes Produções culturais LTDA· Direção e concepção: Fernanda Cavalcanti e Renata Versiani

 · Intérpretes criadores: Fernanda Cavalcanti, Filipi Escudine, Giovanna Rossi, Renata Versiani

 · Assistente direção: Gabriel Demartine

 · Autora: Crib Tanaka.

 · Design: Bruno Fraga

  ·Duração: 25 minutos

 · Captação de imagens: Filipi Escudine

 · Edição de vídeo e trilha: Jessica Braga

 · Figurino: Fernanda Cavalcanti e Renata Versiani

 · Direção Técnica + Desenho de Luz: Eduardo Danta

· Assistente de Direção técnica: Carol Diworchak

 


Sobre o Espaço Tápias     

O novo Espaço Tápias inaugurado em 30/4/2022 na Barra da Tijuca, bairro da zona oeste do Rio de Janeiro, nasce com o propósito de transformar vidas, dar oportunidades e realizar sonhos. 

O Espaço Tápias disponibiliza salas para aulas e uma sala para espetáculos e outros encontros envolvendo arte – a Sala Maria Thereza Tápias. É uma organização que tem como proposta favorecer, divulgar e oportunizar a dança, com foco na dança contemporânea e em seus segmentos. 

A disposição para incentivar a criação, para promover performances, estimular talentos, e fomentar pesquisas são posturas e projetos valiosos para quem se dedica à dança, e permeiam todas as ações do espaço. Com a nova sede, contribui para o desenvolvimento e a expansão da dança, com ênfase na dança contemporânea, no Brasil e no mundo.

 

Serviço:

Interseção – Referência em Artes apresenta os Espetáculos “O Azul do céu me indetermina” e “Manifesto – Ato 1 Sou, Somos”

Dias: 1º e 2 de julho (sábado e domingo) 

Horário: 20h

Classificação: Livre 

Local: Centro Cultural Espaço Tápias – Sala de espetáculos Maria Thereza Tápias 

Endereço: Av. Armando Lombardi, 175 – 2º andar – Barra da Tijuca 

80 lugares

Ingressos: Inteira R$ 40,00 e meia-entrada R$ 20,00 – *pela plataforma SYMPLA  

https://www.sympla.com.br/produtor/espacotapias