Desafios Musicais com o maestro Ricardo Rocha, no Centro Cultural Justiça Federal

0
419

O Centro Cultural Justiça Federal – CCJF, através do projeto Desafios Musicais, com a parceria da Cia. Bachiana Brasileira e seu Diretor e Maestro Ricardo Rocha, apresentarão a versão integral em vídeo-concerto, com legendas em português da Paixão Segundo São João (Johannes Passion BWV 245), uma das obras-primas de BACH e da história da música, montada no Rio de Janeiro, na Antiga Catedral da Sé. Estreada na Sexta-Feira Santa de 1724, marcou o primeiro ano dos 27 em que ele ocuparia o cargo de Kantor na Igreja de São Tomás, em Leipzig, Alemanha. Em 2021, quase 300 anos depois da estreia, ela renasceu aqui no Brasil, em vídeo, durante a pandemia que assolou o mundo em 2020-2022.

Escrita para coro, orquestra e solistas, a parte do coro foi realizada com dois madrigais, sendo um de solistas, cantando toda a obra, e outro de apoio, para o coro inicial e os corais, que representam, como respirações ao longo da obra, imagens poéticas da Via Crucis. 

A obra apresentada foi gravada no dia 18 de abril de 2020 na Catedral do Império, Igreja Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé, no Rio de Janeiro,

pela Orquestra e Coro da Cia. Bachiana Brasileira, sob a direção e regência do Maestro Ricardo Rocha, ele próprio apresentador e palestrante desse Encontro.

“Convido todos vocês para assistirem a uma das maiores obras-primas do genial compositor Johann Sebastian Bach e conhecerem como foi difícil todo o processo de sua montagem em meio à pandemia” – ressalta o maestro da Cia. Bachiana Brasileira.

 

Serviço:

Série Desafios Musicais – Direção: Saulo Chermont

Data: Sábado -17 de dezembro de 2022

Horário: 15h

Local: Centro Cultural Justiça Federal (CCJF) 

Endereço: Av. Rio Branco, 241 – Cinelândia – Rio de Janeiro

Ingressos no local: R$ 50 e R$ 25 (meia-entrada idosos e estudantes)

Duração: 180 minutos, incluído o intervalo.