Em parceria com Planetário do Rio, Ilha Plaza promove experiência gratuita para os amantes da Astronomia

0
157

Pela primeira vez, o Terraço Ilha abrirá as portas para os apaixonados pelos fenômenos do Universo. Realizado em parceria com o Planetário do Rio, com apoio da Prefeitura do Rio, Subprefeitura das Ilhas e Secretaria de Trabalho e Renda, o “Planetário no Terraço: Venha observar o céu com um telescópio” vai proporcionar uma imersão cultural e educativa em Astronomia e Ciências afins para todas as idades. O evento gratuito ocorrerá amanhã, dia 29 de setembro, das 15h às 22h, e haverá entrada social opcional de 1kg de alimento não perecível que será destinado a ONGs da Ilha do Governador.  

A Escola Modelar Cambaúba vai marcar presença no evento para promover atividades educativas e interativas para todas as idades. Entre as atrações, está a observação do Sistema Planetário Extrassolar, possibilitada pelo uso de um modelo robótico com Mindstorms EV3, que simula os movimentos rotacionais e translacionais do planeta Terra e o movimento de revolução da Lua. Haverá também o observatório das fases da lua e uma experiência de realidade virtual com o Sistema Solar.  

A programação especial inclui ainda oficinas criativas, que ocorrerão das 15h às 18h, show de mágica, que será realizado das 16h30 às 17h20, e a apreciação do pôr do sol ao som de sax, das 17h20 às 18h, com a observação do céu e das estrelas com o uso de um telescópio. Já a partir das 18h haverá recreação infantil, e às 19h, será a vez da apresentação da peça teatral infantil “O Pequeno Príncipe”. A partir das 20h, o Terraço Ilha será embalado por música até o encerramento do evento, às 22h.  

Desde 1970, a Fundação Planetário tem como objetivo difundir Astronomia e ciências afins, proporcionando cultura e lazer de qualidade à população carioca e aos visitantes, promovendo atividades e projetos culturais que permitem a integração entre diversas áreas da ciência. O “Planetário no Terraço” traz para a Ilha do Governador novos olhares para esses temas, reforçando o papel do Planetário do Rio como um agente de transformação social. 

“Estamos investindo na parceria com o Planetário do Rio para proporcionar não apenas uma experiência para os insulanos, mas como uma forma de valorizar a ciência e a inovação. O evento permitirá a troca de conhecimento sobre a Astronomia na prática, unindo o entretenimento e lazer das ações promovidas no Terraço Ilha com a missão educativa e cultural do Planetário.”, afirma Matheus Ramalho, gerente de marketing do Ilha Plaza Shopping.  

A programação completa pode ser conferida nas redes sociais do Ilha Plaza e no site. Em caso de chuva, o evento será adiado ou cancelado. 

 

SERVIÇO: 

Planetário no Terraço: Venha observar o céu com um telescópio     

· Ilha Plaza Shopping – Av. Maestro Paulo e Silva, 400.  

· Dia 29 de setembro (sexta-feira), das 15h às 22h.  

Horários de funcionamento Ilha Plaza Shopping:   

· Lojas e Quiosques: Segunda a Sábado: 10h às 22h Domingos: 13h às 21h   

· Restaurantes: Segunda a Sábado: 12h às 22h Domingo: 12h às 22h   

· Cinema: De acordo com as sessões do dia   

   Telefone: (21) 2468-8100