“Entrelinhas do Cotidiano” inaugura no Centro Cultural dos Correios do Rio

0
348

O Centro Cultural do Correios do Rio de Janeiro inaugura nesta terça-feira, dia 20 de fevereiro a mostra de videoarte “Entrelinhas do Cotidiano”, que é a terceira e última etapa da exposição “Caleidoscópio: O cotidiano em movimento”. No projeto que busca explorar as múltiplas facetas do dia a dia por meio de videoarte, 22 artistas participam com as suas narrativas projetando uma imersão visual e emocional para o público. Com curadoria de Amanda Leite e Cota Azevedo, a mostra de videoarte é uma forma de expressão artística que combina elementos do cinema, das artes visuais e da performance em uma única mídia.

 O projeto, que iniciou em Outubro de 2023, contemplou mais de 60 artistas e foi dividido em três momentos: “Revelações cotidianas”, “Cotidiano em transformação” e agora “Entrelinhas do Cotidiano”. Para a curadoria essa terceira e última etapa da mostra é um fechamento importante do projeto que traz o cotidiano como tema central das narrativas. “O cotidiano é repleto de momentos que muitas vezes passam despercebidos ou são considerados triviais. Ao explorar artisticamente esses aspectos aparentemente comuns, podemos revelar a profundidade e a complexidade de nossas experiências diárias. O vídeo-arte oferece um meio poderoso para capturar, refletir e transmitir essas narrativas”, avalia Cota Azevedo.

“A mostra coletiva apresenta pesquisas que se exercitam em dar a ver as miudezas cotidianas que nos atravessam de forma a desmembrá-las, desgastá-las em processos experimentais. Cada videoarte opera como uma pequena crônica de nós, em nós. Por fim, acredito que as obras funcionam como pulsações ativadoras para outros modos de ver e de se relacionar com as imagens na contemporaneidade”, ressalta Amanda Leite.

A mostra de cine arte encerra dia 30 de março e tem entrada gratuita.

 

SERVIÇO:

Exposição CINE ARTE Caleidoscópio – Cotidiano em movimento 

Local: Centro Cultural Correios RJ (Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro, Rio de Janeiro)

 

Entrelinhas do Cotidiano  – Galerias I e II – 3º andar

Abertura data e hora: 20 de fevereiro, às 15 horas 

Visitação: 20 de fevereiro até 30 de março de 2024

Horário: Terça a sábado, das 12h às 19h

Entrada: Gratuita

Classificação Indicativa: 16 anos

Informações: (21) 3088-3001/

E-mail: [email protected]

 

Artistas participantes:

Amanda Reis / Rafaela Rodrigues (RS)

Amelia Sampaio (França)

Ana da Mata (RJ)

Anderson Benelli da Silva (SP)

Davina Marques (SP)

Gringo Carioca / Ana Pose (RJ)

Iraceia de Oliveira (Portugal)

Isabela Coura (MG)

Liane Roditi (RJ)

Marcela Bonfim (RO)

Marcia Beatriz Granero (SP)

Marcus Couto (SP)

Maria Cecilia Leão (RJ)

Marilene Nacaratti (RJ)

Míriam Ramalho (RJ)

Mirla Fernandes (SP)

Raiane Leite (SP)

Tamara Faifman (SP)

Tati Bond (SP)

Urubatam Miranda (SP)