Equipe da Vila Olímpica da Mangueira conquista primeiro lugar em maratona aquática em Saquarema

0
104

Os alunos da Vila Olímpica da Mangueira se destacaram na maratona aquática do Aloha Spirit Festival, realizada em Saquarema, no último fim de semana. A equipe ficou em primeiro lugar na classificação geral e conquistou muitas medalhas na competição. Considerado um dos maiores eventos de esportes aquáticos do mundo, o Aloha Spirit acontece em Saquarema desde 2022 e reúne diversas competições, como maratona aquática, campeonato brasileiro de longboard, canoa havaiana, surfski, stand up paddle race, etc.. Além das provas, realizadas na Lagoa de Saquarema e na Praia de Itaúna, o evento conta ainda com aulas de yoga, festival de cinema ao ar livre no fim de tarde, shows e vai até o próximo domingo (26/05). 

– É uma alegria imensa ver os atletas dos nossos equipamentos esportivos demonstrando toda a habilidade e se destacando em grandes competições. A equipe de natação da Vila Olímpica da Mangueira vem se consolidando cada vez mais nas águas abertas e nos enchendo de orgulho – afirma o secretário de Esportes, Guilherme Schleder.

A Vila Olímpica contou com a participação de 33 atletas, entre crianças, adolescentes e adultos, nas provas 2km e 1km. Foram muitos os destaques na competição. Na prova de 2km, Marcos Silva ficou em 5º no geral e Vladimir Borges foi campeão, Miguel Luiz Pereira ficou em segundo e Pedro Henrique Oliveira em terceiro, no masculino, na categoria de 14 a 19 anos. No feminino, na categoria de 14 a 19 anos, Jessica Nascimento foi campeã e Maria Luyza Barros ficou em terceiro. Na prova de 1km, Marcos Silva ficou com a segunda colocação no geral. Na categoria de 14 a 19 anos, masculino, Vladimir Borges ficou em terceiro e, na categoria 55 a 59, Regis Bordadagua ficou com o bronze. No feminino, também foram muitas conquistas, na categoria 14 a 19 anos, Jessica Nascimento foi campeã e Letícia Amorim foi bronze. Na categoria 20 a 24 anos, Maria Luyza Barros ficou na segunda colocação. A professora Danuza Siqueira, que começou a formar a equipe em 2016, também competiu, ficando na sétima colocação da categoria 40 a 44 anos. Ela conta com orgulho sobre a participação dos seus pupilos.

– Estou muito feliz com os resultados nas categorias, com os dois pódios no geral e principalmente com a nossa vitória geral por equipes. A equipe de natação da Vila Olímpica da Mangueira está conseguindo fazer história nas competições de águas abertas. Somos reconhecidos e tietados em todas que participamos. O projeto social da Vila Olímpica da Mangueira com certeza virou uma referência na natação de águas abertas. Sou muito orgulhosa e grata por poder fazer parte do projeto e estar conseguindo realizar um trabalho com resultados que fazem diferença na vida desses atletas – diz Danuza.

A professora reforça que os treinos são essenciais para o bom desempenho da equipe, que já está pensando nas próximas disputas.

– A preparação para o Aloha foi com treinos bem intensos. Os atletas se dedicaram muito treinando duas vezes por dia de segunda a sexta, fazendo treinos específicos e simulados. No final da competição podemos perceber como valeu a pena todo esforço e toda a preparação nos treinos.