Escritor comemora a Semana Mundial do Livro com lançamento durante o Samba do Trabalhador, no Renascença Clube

0
120

Samba e literatura em perfeita sintonia. O livro “Palavras em Jogo”, que resgata a história da cultura popular no rádio e na TV, será lançado na segunda-feira, 22/04, durante o Samba do Trabalhador, no Renascença Clube. Os vinte primeiros leitores que comprarem o livro vão entrar gratuitamente no samba. A ação durante o evento, comandado pelo cantor e compositor Moacyr Luz, marca a Semana Mundial do Livro e incentiva a leitura por meio de um lançamento que relaciona diferentes expressões da cultura popular no Brasil. As vendas serão realizadas a partir da abertura dos portões, às 16h30, nesse encontro casual que virou patrimônio cultural e reúne às segundas-feiras centenas de pessoas. 

O escritor Helcio Herbert Neto reuniu registros inéditos sobre a radiodifusão brasileira resgatando a história da cobertura esportiva ao acompanhar as transformações com as quais o rádio e a televisão conviveram, dos anos 1940 até o século XXI. O livro registra a ligação da canção popular com o futebol, através de comentaristas como Ary Barroso, Chico Anysio e Jô Soares que conciliaram as funções que exerciam nas emissoras de rádio e televisão com projetos musicais de gêneros variados. A pesquisa acompanha, também, as mudanças sociais, políticas e culturais no país. Vale ressaltar que a popularidade que os veículos de radiodifusão alcançaram fez com que os atravessamentos entre o esporte, mais especificamente o futebol, e as eleições fossem constantes ao longo do tempo. O livro se aprofunda, ainda, nas alterações nos programas esportivos desde a chegada da televisão ao Brasil até o novo milênio. 

A apresentação de “Palavras em Jogo” leva a assinatura do jornalista e escritor Xico Sá, “Li com as vozes dos meus cronistas esportivos preferidos, Nelson Rodrigues e João Saldanha, ao fundo, em uma bela e imortal resenha. Craque na pesquisa e na escrita, o professor Helcio Herbert Neto nos presenteia  com uma viagem no verbo e no tempo. A mesa redonda ludopédica, essa instituição nacional por excelência, é dissecada como nunca neste estudo extraordinário”.

  

Sobre o autor

Helcio Herbert Neto é professor do Departamento de Estudos Culturais e de Mídia da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde realiza pós-doutorado com pesquisas no campo da cultura popular. Com formação em Jornalismo (Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ) e Filosofia (Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ) é Mestre em Comunicação (UFF) e Doutor em História Comparada (UFRJ). Com passagens por algumas das principais redações do país como jornalista, atualmente mantém a coluna Entrementes, no Le Monde Diplomatique Brasil.

 

Serviço:

Samba do Trabalhador e  lançamento do livro “Palavras em Jogo”, de Helcio Herbert Neto

Dia: 22/04

Horário: a partir das 16:30h

Local: Renascença Clube (Rua Barão de São Francisco, 54 – Andaraí)

Ingresso: R$ 40,00 (para o Samba do Trabalhador). Os vinte primeiros leitores que comprarem o livro vão entrar gratuitamente no samba. 

Vendas pelo Sympla (https://www.sympla.com.br/evento/moacyr-luz-e-samba-do-trabalhador-22-de-abril-salve-jorge/2415034)

Censura Livre (menores só acompanhados dos responsáveis)

 

“Palavras em Jogo”

Preço: R$ 95,00

Páginas: 348

Redes sociais do autor: @exarrobasom

Contato: [email protected]