Espetáculo “Conto de Primaveras” em curta temporada no Espaço Tápias, na Barra da Tijuca

0
180

Em cena, o lúdico se mistura com um emaranhado de palavras ácidas, e de sobressalto agarram o público, que segue inerte sentado observando a delicadeza das minucias. “Conto de primaveras” é um costurar de histórias, uma colcha de retalhos, uma poesia às diferenças.

“Conto de Primaveras” é uma prosa poética, não uma simples narrativa nem um poema, mas um gênero no meio termo. Através de imagens criadas pelo artista, o espectador é convidado a sentir sem elaborar ou se preocupar com uma narrativa de fatos claros.

Esse contar dos fatos sem dizê-los completamente é o que angustia o interlocutor, que sempre espera que nas próximas frases o narrador revele o que o angustia, quais, ou quem, são seus antagonistas.

Na montagem, o ator Paulo Vespúcio, que também é autor do texto, coloca em cena um universo particular. Não se trata de um texto autobiográfico, mas Vespúcio não determina os limites entre ficção e realidade. Cabe ao público o deleite de suas próprias conclusões. O texto que escorreu por entre os dedos de Paulo nasceu de um grito de socorro. Momentos de tristeza e dor foram transformados em palavras.

 “Eu queria voltar ao teatro, mas sem falar o texto de outras pessoas, eu tinha a necessidade de contar uma história vinda de mim, o texto nasceu de um sentimento genuíno, eu precisava dizer algo que tirasse de mim tudo que eu estava sentindo na época. Quando comecei a construir esse texto eu sabia que queria falar sobre as diferenças.”, conta o ator.

E com a destreza de quem celebra 35 anos de carreira, Vespúcio constrói um narrador que expõe sua trajetória de vida amaldiçoada desde antes de sua concepção. Em meio ao caos do aprendizado, ele descobre, inspirado pelo tempo, seu melhor amigo, a fórmula mágica para curar o mundo de todas as suas mazelas. 

Nesse bordado de histórias, Paulo Vespúcio relembra o período de ensaio em uma escola municipal da cidade em que nasceu, Rio Verde, interior de Goiás. O ator conhecido do grande público por fazer parte de novelas como Porto dos milagres e Laços de Família, na TV Globo se viu em sua cidade natal. Com a Pandemia de Covid 19 e todas as dificuldades de um período difícil para a classe artística, Paulo estava recluso na casa da família.

“Minha família me deu muito suporte nos últimos anos e agradeço muito os meus familiares. Nesse período tão difícil para o Brasil, para os brasileiros, eu mantive cada parte de mim vibrante e em contato com a arte, fazendo o que me mantinha no eixo: criando, ensaiando e produzindo arte. A arte salva e o teatro acolhe seus filhos. Naquela escola municipal eu curei minhas dores, ensaiando. Sou só gratidão.”, reflete Vespúcio.

Mais que um espetáculo, esse é um encontro entre publico e artista. Uma celebração ao diferente, às diferenças.

“Eu convido cada um de vocês a passarem não pelo espetáculo, mas por essa experiencia teatral. Eu acredito que desse encontro muito irá surgir quando falamos de transformação. O que será dito, vai ser um ato de comunhão.”, convida o artista. 


Sinopse

“Conto de primaveras” é uma poesia às diferenças, onde o narrador expõe sua trajetória de vida amaldiçoada desde antes de sua concepção. Em meio ao caos do aprendizado, ele descobre, inspirado pelo tempo, seu melhor amigo, a fórmula mágica para curar o mundo de todas as suas mazelas. Uma experiencia teatral ácida, bem humorada e dolorosa. Um convite para olhar ao redor, sentir e celebrar o diferente.

 

Biografia de Paulo Vespúcio

Paulo Vespúcio começou sua carreira na Companhia de Encenação Teatral, dirigida por Moacyr Góes em 1986. Esta companhia teatral realizou, durante sua existência, um trabalho de grande relevância para teatro brasileiro. Paulo Vespúcio esteve presente de forma marcante em toda trajetória desta companhia.

Alguns dos trabalhos principais foram: “A trágica estória do doutor Fausto” e “A escola de bufões”.

Na televisão participou de vários produtos da Rede Globo de televisão. Entre eles estão: “Memorial de Maria Moura”, “Amazônia”, “Cabocla”, “Laços de família” e “Porto dos Milagres”.

No cinema, foi premiado como melhor ator no Festival de Gramado, com o filme “Fúria”, de Marcelo Laffit. Também, como protagonista atuou em: “Um céu de estrelas” de Tata Amaral, “O dia da caça” de Alberto Graça, “Tudo que Deus criou” de André da Costa Pinto e “As almas que dançam no escuro” de Marcos de Brito. Vários outros como coadjuvante.

Diretor e roteirista do Longa-metragem “O casamento de Gorete” (distribuição circuito nacional) e do curta-metragem “Joãozinho de Carne e Osso”.

 

Ficha Técnica

Texto, Atuação e Direção: Paulo Vespúcio Garcia

Produção: Via Vitória Produções

Assistente de direção: Denis Santos

Trilha sonora: Leandro Sács 

Cenógrafo: Douglas Silva

Designer gráfico e iluminador: Renato Livera

Crédito fotos: Denise Mendes/ Divulgação

Assessoria de imprensa: Alessandro Vieira /Alexandre Aquino / Cláudia Tisato

 

Sobre o Centro Cultural Espaço Tápias

O novo Espaço Tápias, inaugurado em 30/4/2022, na Barra da Tijuca, bairro da zona oeste do Rio de Janeiro, nasce com o propósito de transformar vidas, dar oportunidades e realizar sonhos. 

O Centro Cultural disponibiliza salas para aulas e uma sala para espetáculos e outros encontros envolvendo arte – a Sala Maria Thereza Tápias. É uma organização que tem como proposta favorecer, divulgar e oportunizar a dança, com foco na dança contemporânea e em seus segmentos.

A disposição para incentivar a criação, para promover performances, estimular talentos, e fomentar pesquisas são posturas e projetos valiosos para quem se dedica à dança, e permeiam todas as ações do espaço. Com a nova sede, contribui para o desenvolvimento e a expansão da dança, com ênfase na dança contemporânea, no Brasil e no mundo.

 

Serviço

Espetáculo Teatral – Conto de Primaveras

Data: 26 e 27 de agosto (Sábado e Domingo)

02 e 03 de setembro (Sábado e Domingo)

Horário: 20h

Censura 14 anos

Ingressos: R$40,00 (inteira) R$20,00 (meia) – Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/conto-de-primaveras/2125999

Local: Centro Cultural Espaço Tápias (Sala Maria Thereza Tápias)- Rua Armando Lombardi, 175- Barra da Tijuca – Rio de Janeiro.