Exposição Afetos Insurgentes no Centro Cultural dos Correios no Rio

0
102

O Centro Cultural dos Correios do Rio de Janeiro abre na próxima quarta-feira, dia 20 de dezembro, às 16 horas, a exposição coletiva “Afetos Insurgentes: corpos em conexão”. A mostra propõe explorar as questões que perpassam a representação de corpos na sociedade contemporânea, com enfoque especial à população LGBTQIAPN+ ou em corpos marginalizados. Com curadoria de Amanda Leite e Cota Azevedo, a exposição conta com obras de 87 artistas visuais brasileiros e que experimentam múltiplas linguagens para suas narrativas. São pesquisas e processos de criação de artistas que se ocupam do corpo como lugar de afeto e resistência. Um movimento contrário às violências, aos preconceitos, ao abandono e, sobretudo, ao descaso que a população LGBTQIAPN+, enfrenta rotineiramente.

“Afetos Insurgentes: Corpos em Conexão” apresenta pinturas, esculturas, fotografias, videoarte e instalações que convidam o público a refletir sobre um tema urgente e necessário. “A iniciativa destaca-se ainda por sua intenção de proporcionar voz, visibilidade e inclusão a esses corpos, desafiando padrões estabelecidos e confrontando normas sociais que por muito tempo têm restringido a diversidade de experiências, identidades e territórios. A exposição se posiciona como um agente de reflexão e sensibilização, aspirando a alimentar diálogos que transcendam as fronteiras do que se julga convencional”, revela Cota Azevedo, curadora da mostra.

Para a curadoria, a exposição vai além de uma proposta artística, é uma plataforma de luta e de visibilidade. “Esta exposição é uma evocação ética e estética aos bons encontros como diria Spinoza! Podemos pensar na reunião de obras e de artistas que tomam a criação de diferentes processos artísticos para fazer a afirmação da vida como sustenta Nietzsche. Uma exposição que cria tanto no desenho expográfico quanto na singularidade de cada obra, um percurso potente a possibilidades de trocas, de afetar e ser afetado por provocações, por pensamentos da ordem do sensível, marcando também o lugar de luta e de resistência dos corpos em conexões”, avalia a curadora Amanda Leite.

 

Serviço

Exposição Afetos Insurgentes: corpos em conexão

 Abertura: 20 de dezembro de 2023 às 16 horas

Visitação: 20 de dezembro de 2023 até 24 de fevereiro de 2024

Local: Centro Cultural Correios Rio de Janeiro – Galerias I e II – 3º andar

Endereço: Rua Visconde de Itaboraí, nº 20, Centro Corredor Cultural – RJ

Horário: Terça a sábado, das 12h às 19h

Entrada: Gratuita

Classificação indicativa: 16 anos

Informações: (21) 3088-3001

E-mail: [email protected]

Curadoria, Produção e pesquisa – Amanda Leite e Cota Azevedo 

Realização: PLURAL 

Equipe técnica: 

Montagem: Thiago Bomfim e Valter Harryson 

Iluminação: Claudio Roberto Leite 

Gráfica: SMAS Comunicação